Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Prefeitura fornece larvicida e capacitação no combate aos borrachudos

Serão realizadas quatro a cinco entregas do larvicida biológico utilizado no controle do inseto conhecido como borrachudo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prefeitura fornece larvicida e capacitação no combate aos borrachudos
AutorFoto: Prefeitura Municipal de Apucarana

A Prefeitura de Apucarana está fornecendo gratuitamente aos agricultores o larvicida biológico utilizado no controle do inseto conhecido como borrachudo. Além disso, promoveu uma orientação técnica especializada para garantir a correta aplicação do produto nos rios e córregos que cortam as propriedades rurais.

A palestra de orientação aos produtores foi realizada nesta sexta-feira (27), no salão nobre da Prefeitura. A bióloga e mestre em medicina tropical, Joyce Mendes Pereira, conduziu o treinamento, acompanhada da consultora técnica Bianca Zotti. Ambas representam a empresa Neogen Brasil, vencedora da licitação, responsável pelo fornecimento do larvicida e da assistência técnica.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O vice-prefeito, Marcos da Vila Reis, esteve na abertura do treinamento e lembrou que a capacitação reforça as ações da programação do Mês do Meio Ambiente e agradeceu os agricultores pela parceria. “O Município fornece o larvicida, viabiliza o treinamento e os agricultores fazem a aplicação”, explica o vice-prefeito.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Diego Silva, informou que o programa já atende 125 produtores rurais em Apucarana. Ele reforçou que, embora o trabalho seja direcionado à zona rural, os benefícios também se estendem à área urbana. Segundo ele, serão realizadas quatro a cinco entregas de larvicida por ano e o investimento total neste período vai ultrapassar os R$ 200 mil. “O treinamento é essencial para garantir a eficácia da aplicação. Produtores interessados em participar devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente e preencher um cadastro”, orientou.

LEIA MAIS: Rapaz de 24 anos assassinado em Arapongas logo após sair da prisão é identificado

publicidade

CONTROLE E MANEJO

Durante o treinamento, a especialista repassou informações sobre o comportamento, a biologia do inseto e as doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos. Joyce explicou que o controle dos borrachudos ocorre por meio da aplicação do larvicida diretamente em cursos de água, como córregos, rios e lagos. “É um larvicida biológico, certificado e aprovado pela Anvisa. Não causa impacto negativo ao meio ambiente, nem oferece risco à população”, garantiu.

A capacitação abordou orientações sobre controle, manejo e aplicação correta do produto. A cada entrega, o agricultor recebe cinco doses, que devem ser aplicadas em intervalos de 15 dias. A especialista ressaltou a importância do uso contínuo do larvicida para prevenir infestações, que podem causar dermatites, afetar o rebanho bovino e prejudicar o turismo rural.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline