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CAPACITAÇÃO

Prefeitura de Apucarana treina servidores com especialista em licitações públicas

Objetivo do treinamento é padronizar processos na administração municipal; entenda

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Prefeitura de Apucarana treina servidores com especialista em licitações públicas
AutorCurso está acontecendo nas dependências da Unespar/Fecea e terá prosseguimento nesta quinta-feira - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Apucarana deu mais um passo importante no planejamento estratégico e na eficiência da gestão pública. Servidores de todas as secretarias estão participando de um treinamento sobre a Nova Lei de Licitações e Contratos, com a especialista Nádia Dall Agnol, referência no Paraná.

-LEIA MAIS: Câmara aprova PEC que alivia finanças de Apucarana e outros municípios

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O prefeito Rodolfo Mota (União Brasil) afirma que a capacitação reforça o compromisso da atual gestão com a qualificação dos servidores, a modernização, a legalidade e a eficiência nos processos de contratações públicas. “Queremos que na hora de comprar um item todos os processos ocorram do jeito certo, sem atrasos e sem falhas, do início ao fim. É preciso cuidar das contas, gerir com eficiência os recursos, porque só assim conseguimos cuidar das pessoas”, frisa Rodolfo Mota.

De acordo com o secretário municipal de Gestão Pública, Robson de Souza Cruz, o curso está acontecendo nas dependências da Unespar/Fecea e terá prosseguimento nesta quinta-feira. O secretário afirma que o objetivo é capacitar os servidores que atuam nas áreas de compras e licitações das secretarias, promovendo a padronização e o alinhamento dos procedimentos desde a fase inicial dos processos. “Todos os departamentos estão representados nesta formação. São cerca de 30 servidores que atuam diretamente nas secretarias, responsáveis por iniciar as demandas de contratação”, explica o secretário.

Com uma abordagem prática e atualizada, a capacitação apresenta os principais instrumentos exigidos pela nova legislação, como o Estudo Técnico Preliminar (ETP), o Termo de Referência e a pesquisa de preços. A intenção é que os profissionais atuem com mais segurança e assertividade, garantindo maior eficiência na gestão pública.

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“É um trabalho conjunto. O processo começa nas secretarias, com a formalização da demanda, e depois é finalizado por nossa equipe central de licitações. Por isso é fundamental que todos estejam bem preparados e falem a mesma linguagem”, completa Robson.

A escolha da professora Nádia Dall Agnol para conduzir o curso também foi estratégica. Com ampla experiência na área de compras públicas, ela é reconhecida como uma referência pelo próprio Tribunal de Contas do Paraná. É coautora de livros sobre a Nova Lei de Licitações, consultora do SEBRAE/PR e coordenadora de obras técnicas na área. Também atua como palestrante em eventos nacionais voltados a gestores públicos, como o Congresso Brasileiro de Pregoeiros.

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