Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
SAÚDE

Prefeitura de Apucarana oferta oxigênio domiciliar para 157 pacientes

O serviço prestado pela prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Saúde, já chegou a beneficiar 170 pessoas de uma só vez

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prefeitura de Apucarana oferta oxigênio domiciliar para 157 pacientes
Autor Foto por Reprodução - Luzia Lorido, de 81 anos, recebe o suporte

Mantido com recursos do município, o Programa de Fornecimento de Oxigênio Domiciliar atende atualmente 157 pacientes em Apucarana. O serviço prestado pela prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Saúde, já chegou a beneficiar 170 pessoas de uma só vez.

“Esse atendimento foi reforçado na pandemia da Covid-19 e estamos garantindo a continuidade com recursos municipais. Achamos esta ação muito importante para manter a vida dessas pessoas. O investimento mensal é de cerca de R$ 150 mil por mês, de recursos municipais”, informa o prefeito Junior da Femac.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: Teatro de Páscoa reúne famílias no bosque de Apucarana

De acordo com o superintendente da Atenção Básica, Odarlone Orente, o fornecimento de oxigênio domiciliar atende pessoas com problemas respiratórios, cardiológicos e outras doenças crônicas que necessitam de suporte de oxigênio por tempo indeterminado e gratuitamente.

Os pacientes são atendidos através de aparelhos que produzem oxigênio (concentradores) através de energia elétrica na própria residência, o que é muito seguro para os usuários e, em determinadas exceções, através de cilindros de oxigênio.

publicidade

Quando esse equipamento (concentrador) é implantado no domicílio ele vai acompanhado por um cilindro de oxigênio reserva para caso ocorra falta de energia elétrica ou avaria do equipamento, assim o paciente não ficará sem o suporte de oxigênio até que a situação do equipamento seja regularizada.

Luzia Lorido, de 81 anos, é uma das mais recentes pacientes que recebem suporte de oxigênio domiciliar. Ela passou a morar com a filha Laíde Martins de Abreu, desde que recebeu alta hospitalar, em meados de março.

“Ela só pôde sair do hospital se recebesse suporte de oxigênio em casa. A Autarquia de Saúde confirmou o atendimento muito rápido e agora estamos com o aparelho essencial para vida da minha mãe que tem diagnóstico de insuficiência cardíaca e enfisema pulmonar. Somos muitos gratos por contar com esse serviço na nossa cidade”, diz Laíde.

publicidade

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, destaca que mesmo quando o país enfrentou falta de oxigênio, no auge da pandemia da Covid, Apucarana manteve seus pacientes assistidos tanto no domicílio como nos serviços de saúde.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline