Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
PREVENÇÃO

Prefeitura de Apucarana lança "Operação de Guerra" contra a dengue

Prefeito Rodolfo Mota anuncia tolerância zero para descarte irregular de lixo e confirma que município ainda não registrou casos da doença em 2026

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prefeitura de Apucarana lança
Autor O lançamento oficial ocorreu no Paço Municipal e reuniu diversas frentes da administração pública - Foto: TNOnline/Gaby Campos

A Prefeitura de Apucarana (PR) deflagrou, na tarde desta sexta-feira (23), a Operação Guerra contra a Dengue 2026. O lançamento oficial ocorreu no Paço Municipal e reuniu diversas frentes da administração pública. A estratégia aposta no endurecimento da fiscalização contra crimes ambientais e no uso de armadilhas de monitoramento para manter a cidade sem casos confirmados da doença neste início de ano. Assista a entrevista no fim da matéria.

LEIA MAIS: Jovem que se afogou no Rio Ivaí tentava auxiliar crianças arrastadas por correnteza

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com o prefeito Rodolfo Mota (União Brasil), a ação é intersetorial e coordenada, envolvendo não apenas a Secretaria de Saúde e o setor de endemias, mas também as pastas de Serviços Públicos, Comunicação, Educação e a Guarda Municipal.

Uma das principais abordagens deste ano é o rigor na punição contra o descarte irregular de resíduos. A Guarda Municipal atuará ativamente na fiscalização de quem joga lixo em terrenos baldios, beiras de matas e rios. "Iremos conduzir à delegacia aquelas pessoas que acabam descartando lixo nas beiras das matas, dos rios, enfim, colocando em risco a vida do próximo. Dengue não é brincadeira. Haverá fiscalização, nós vamos combater qualquer tipo de situação que possa colocar em risco a nossa cidade, a nossa população", afirmou o prefeito. A administração reforça a importância da denúncia por parte da população para que os infratores sejam autuados em flagrante. Além das conduções, proprietários de terrenos sujos serão notificados e multados.

Para mapear as zonas de maior risco, o município instalou mais de 400 ovitrampas. Esses dispositivos funcionam como armadilhas mecânicas que monitoram a quantidade de ovos do mosquito Aedes aegypti, permitindo que o poder público identifique focos de infestação com precisão e direcione as equipes de limpeza e os agentes de endemias para os locais críticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de o monitoramento indicar um aumento na circulação de pernilongos e do mosquito transmissor, Apucarana chega ao dia 23 de janeiro ainda sem nenhum caso confirmado de dengue em 2026. "Estamos saindo na frente. Nós não registramos nenhum caso confirmado de dengue ainda e é nesse momento que a gente tem que iniciar o trabalho", destacou Mota, convocando a população a participar ativamente da limpeza de suas residências e terrenos.

Veja o vídeo

tnonline

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline