Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
TRIBUTOS

Prefeitura de Apucarana inicia envio dos carnês do IPTU

Mais de 56,7 mil imóveis foram tributados em R$ 33,9 milhões

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prefeitura de Apucarana inicia envio dos carnês do IPTU
AutorFoto: Divulgação

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano de Apucarana (IPTU), referentes ao exercício fiscal de 2022, já estão na central de distribuição dos Correios. “Para facilitar a entrega, os 56.733 documentos gerados pela Secretaria Municipal da Fazenda estão sendo organizados por regiões e devem começar a chegar aos endereços dos contribuintes a partir da próxima semana”, informa o prefeito Júnior da Femac.

O vencimento, tanto para quem for quitar integralmente o imposto e aproveitar o desconto de 5%, quanto para quem for parcelar o imposto, é o dia 10 de março. “A distribuição antecipada dos carnês possibilita um maior planejamento por parte do contribuinte e também de organização do setor tributário”, pontua o prefeito. Ele lembra que o IPTU é um imposto que entra integralmente nos cofres municipais. “São recursos importantes que ao longo do ano retorna ao cidadão em forma de obras e políticas públicas em áreas como saúde, educação, assistência social, entre outras”, frisa Júnior da Femac.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O valor global de lançamento do IPTU 2022 é na ordem de R$33.963.339,30 e a expectativa da administração municipal é de mais uma vez a média histórica se confirme, com 50% dos contribuintes saldando o compromisso à vista. “Ao receber o documento o destinatário deve conferir todos os dados. Caso identifique alguma inconsistência, especialmente quanto ao valor do lançamento, a pessoa deve, o quanto antes, protocolar um pedido de revisão junto ao setor de tributos da prefeitura”, orienta Sueli Pereira, secretária Municipal da Fazenda.

Com aprovação dos vereadores e seguindo a premissa de responsabilidade fiscal exigida por lei federal, para este ano o imposto sofreu atualização monetária na ordem de 10,96%, referente ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC) acumulado entre dezembro de 2020 e novembro de 2021. “O pedido de revisão deverá ser fundamentado e instruído com documentação comprobatória. Julgada procedente, a revisão será efetivada e novo prazo para pagamento será concedido ao contribuinte”, explica Sueli, secretária da Fazenda.

O prazo final para protocolo de pedido de revisão também é o dia 10 de março. “Os contribuintes que não receberem o carnê do IPTU 2022 nos próximos dias devem procurar a prefeitura para atualização de cadastro e também para obtenção de uma segunda via”, conclui Sueli Pereira, secretária Municipal da Fazenda.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline