Prefeitura de Apucarana inicia distribuição de 120 mil mudas de café
Medida beneficia agricultores familiares do município; saiba mais
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Prefeitura de Apucarana iniciou nesta segunda-feira (26/01) a distribuição de 120 mil mudas de café para agricultores familiares. A ação, que integra as comemorações do aniversário de 82 anos, representa um investimento direto no pequeno produtor, na sucessão familiar e na economia rural. Estão sendo entregues mudas selecionadas, certificadas e adaptadas à região, das variedades Catuaí, Mundo Novo, IPR100, IPR106 e IPR107.
-LEIA MAIS: Morre em Apucarana o sargento da reserva Valdemiro Vieira aos 66 anos
O prefeito Rodolfo Mota destacou a importância histórica e econômica da cafeicultura para Apucarana. “É uma alegria poder incentivar e apoiar nossos agricultores. O café tem tudo a ver com a nossa história, e Apucarana produz um dos melhores cafés do Brasil. Todos ganham: o produtor, que gera renda, e o município, que arrecada mais com a atividade”, ressaltou.
Rodolfo Mota lembrou que já autorizou a construção de uma nova área de estufas no Horto Municipal, com cerca de 2 mil metros quadrados, para ampliar e qualificar a produção de mudas de café. “O espaço também passará por uma reforma, com melhorias no acesso, calçadas, portões e na estrutura interna, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores e mais qualidade no atendimento aos agricultores”, completou, acrescentando que a intenção é, ainda neste ano, entregar uma nova remessa de mudas.
O secretário municipal de Agricultura, Wendel Metta, afirmou que as mudas simbolizam o cuidado com quem vive no campo. “A cidade só vai bem se o campo for bem e essas mudas significam renda, sustento e dignidade para as famílias”, salientou. O secretário disse ainda que a pasta vem atuando para dar condições para que os agricultores possam produzir e escoar a safra. “Das 64 pontes existentes na zona rural, estamos chegando a 20 que já foram reformadas ou reconstruídas nesta gestão”, exemplificou.
O técnico agrícola, Luiz de Faveri, afirmou que as mudas entregues são subsidiadas pela Prefeitura. O custo do milheiro é de R$ 1 mil, com possibilidade de parcelamento em até quatro vezes, enquanto, em condições normais de mercado, esse mesmo volume sairia por cerca de R$ 2 mil, geralmente com pagamento à vista. “Nesta etapa, aproximadamente 50 produtores estão sendo atendidos e cada um pode retirar até 3 mil mudas, uma regra pensada para alcançar o maior número possível de famílias, ampliar o impacto da ação e fortalecer de forma concreta a agricultura familiar no município”, assinalou.
O engenheiro agrônomo Marco Antônio Casini, representante do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), elogiou a qualidade das mudas, orientando sobre as melhores práticas de plantio “Precisamos preparar o produtor para a cafeicultura moderna. A tecnologia é essencial para suprir a falta de mão de obra e o mercado está acessível, premiando o café de qualidade que temos aqui”, disse Casini, citando o exemplo de produtores locais premiados em concursos estaduais.
O vice-prefeito e secretário de Governo, Marcos da Vila Reis, relembrou os desafios enfrentados pelos pequenos produtores nas últimas décadas. “O apoio do poder público é fundamental para evitar o êxodo rural e manter viva a tradição cafeeira. Essa entrega é um incentivo para que os filhos continuem a herança de seus pais”, disse.
O vereador Luciano Facchiano lembrou que sua família veio da Itália para produzir café no Brasil, chamando os produtores que permaneceram na atividade de “guerreiros”. “Passaram por geadas, por períodos de preço baixo e permaneceram. O café é o que segura as famílias na zona rural. Onde há uma lavoura bem cuidada, há uma família morando e gerando renda”, ressaltou.
Os produtores foram recepcionados no local com um café da manhã. O prefeito esteve acompanhado da primeira-dama e secretária da Mulher, Karine Mota, além dos demais secretários municipais. Os vereadores Moisés Tavares, Pablo da Segurança e Tiago Cordeiro foram representados por assessores.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline