Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
SAÚDE ANIMAL

Prefeitura de Apucarana e Governo do PR realizam mutirão de castrações gratuitos

Ação do Programa Castrapet atende gratuitamente tutores de baixa renda e protetores, com foco em política pública de prevenção

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prefeitura de Apucarana e Governo do PR realizam mutirão de castrações gratuitos
Autor A vinda do Castrapet para Apucarana conta com investimento de R$ 120 mil - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Apucarana (PR), em parceria com o Governo do Estado, iniciou nesta quarta-feira (21) um mutirão de castrações gratuitas que vai beneficiar 450 cães e gatos no município. A ação integra o Programa Castrapet e tem como objetivo reforçar o controle populacional de animais, combater o abandono e prevenir problemas de saúde pública.

LEIA MAIS: Prefeitura alerta motoristas sobre alterações no trânsito para festa de aniversário em Apucarana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O prefeito Rodolfo Mota destacou que a vinda do Castrapet para Apucarana conta com investimento de R$ 120 mil, com recursos destinados pelo gabinete do deputado estadual Delegado Jacovós, garantindo atendimento gratuito à população. “Essa iniciativa atua diretamente na prevenção de doenças, no combate ao abandono e no controle do crescimento desordenado do número de animais. É uma política pública fundamental para atender famílias que não têm condições de arcar com os custos de uma cirurgia”, afirmou.

O mutirão acontece no pátio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e segue até sexta-feira (23), atendendo tutores de baixa renda e protetores de animais previamente cadastrados. As vagas foram preenchidas a partir de uma demanda reprimida existente no Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa), com prioridade para os cadastros mais antigos.

De acordo com o diretor do Cemsa, Fernando Felippe, conhecido como Repórter Selvagem, as castrações estão distribuídas ao longo de três dias. “O atendimento de gatos ocorre no período da manhã e o de cães à tarde, contemplando machos e fêmeas. As atividades começam às 7h30 e seguem até as 18 horas, com capacidade para até três procedimentos simultâneos”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Fernando Felippe, 70% das vagas foram destinadas à população de baixa renda e 30% a protetores de animais. Para a realização das cirurgias, os animais precisam cumprir jejum, não podem estar no cio e passam por avaliação clínica completa. “Cada procedimento dura entre 10 e 15 minutos, mas todo o processo, incluindo triagem e pós-operatório, leva cerca de duas horas”, detalhou.

Além do Cemsa e da UTFPR, o mutirão conta com a parceria do Instituto Água e Terra (IAT) e da Autarquia Municipal de Saúde. Ao todo, 19 profissionais atuam diretamente na ação, sendo nove do Programa Castrapet do Governo do Estado e dez da Prefeitura de Apucarana, entre médicos veterinários, auxiliares e equipe de apoio.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline