Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
NORTE DO PARANÁ

Prefeitos pedem inclusão de Apucarana na Região Metropolitana de Londrina

Ofício foi enviado ao governador Ratinho Junior; entenda

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prefeitos pedem inclusão de Apucarana na Região Metropolitana de Londrina
Autor Foto por Divulgação - O documento destaca que Apucarana é um elo estratégico entre o Vale do Ivaí e o Norte do Paraná

O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, mobilizou o apoio político de outros prefeitos para garantir a inclusão do município na nova Região Metropolitana de Londrina (RML). Como resultado da última reunião entre os gestores, foi enviado um ofício conjunto ao governador Ratinho Junior, assinado pelos prefeitos de Londrina, Cambé, Ibiporã, Arapongas, Rolândia e Apucarana, ressaltando a importância dessa inclusão para a região.

-LEIA MAIS: Banco do Brasil cobra nova dívida de R$ 65 milhões de Apucarana; entenda

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O documento destaca que Apucarana é um elo estratégico entre o Vale do Ivaí e o Norte do Paraná, fundamental para a consolidação da rede urbana regional. A exclusão do município prejudicaria o planejamento de longo prazo, afetando corredores logísticos, atração de investimentos e a continuidade de políticas públicas integradas em transporte, saneamento e habitação.

Conforme o projeto de lei enviado pelo governo do Estado, que tramita na Assembleia Legislativa, esses municípios passarão a compor a nova configuração da RML, enquanto está prevista a extinção da Região Metropolitana de Apucarana. O projeto, elaborado pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep) e pela Secretaria de Estado das Cidades (Secid), segue critérios técnicos do Estatuto da Metrópole. Apucarana não se enquadra mais nos requisitos de uma região metropolitana, previstos na nova legislação federal, assim como outras cinco cidades no Estado.

“Com apoio dos prefeitos da Região Metropolitana de Londrina, tratei do assunto com o governador Ratinho Júnior e com Gilson de Jesus dos Santos, diretor-presidente da Amep, e ambos sinalizaram positivamente em relação ao pleito de Apucarana e das cidades que assinaram o ofício encaminhado ao governador” disse o prefeito Rodolfo Mota.

publicidade

Os prefeitos reforçam que a presença de Apucarana na RML é imprescindível para a integração territorial e o desenvolvimento regional. Além do papel estratégico, Apucarana tem forte complementaridade econômica, destacando-se em confecções, logística e serviços, setores que fortalecem a matriz produtiva de Londrina e demais municípios. A inclusão do município na RML assegura ainda a continuidade de políticas públicas integradas, evitando a fragmentação de projetos e a perda de recursos federais e estaduais.

Por fim, os prefeitos alertam que a exclusão de Apucarana comprometeria o planejamento do Projeto 2050, prejudicando corredores logísticos e a atração de investimentos. O ofício reforça que a inclusão do município na RML é essencial para garantir a coesão institucional, a atuação conjunta dos municípios e a legitimidade das decisões que impactam toda a região.

Facebook WhatsApp Twitter Threads

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline