Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
RECLAMAÇÕES

Prefeito de Apucarana explica atraso na entrega de uniformes escolares

Rodolfo Mota afirma que gestão anterior não licitou compra e, por isso, a demora; segundo ele, itens devem chegar em até 40 dias; entenda

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Prefeito de Apucarana explica atraso na entrega de uniformes escolares
AutorMãe enviou foto do uniforme da filha: "está sofrendo bullying" - Foto: TNOnline

O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota (União Brasil), afirmou nesta sexta-feira (2) que a entrega dos uniformes escolares aos alunos do município deve demorar ainda alguns dias. Segundo ele, as camisetas e estojos vão chegar em até 15 dias; calças, bermudas e jaquetas em até 30 dias; e tênis, mochilas e regatas em até 40 dias. Segundo ele, o atraso ocorreu porque não foi feita a licitação pela gestão anterior. Enquanto isso, o problema vem gerando reclamação de pais.

?? LEIA MAIS: Jogador fica ferido com “bala de borracha” durante torneio em Arapongas (PR)

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O prefeito explica que a composição do kit de uniformes exigiu a contratação de cinco empresas diferentes, o que gerou atrasos no processo de licitação. “A licitação começou em janeiro e leva, em média, de três a quatro meses. Estamos dentro do prazo legal. O edital, por exemplo, precisa ficar 25 dias publicado antes de seguir para as etapas seguintes”, explicou.

Rodolfo Mota também atribuiu a responsabilidade pela demora à antiga gestão municipal. “Essa licitação deveria ter sido feita em setembro ou outubro do ano passado para que os uniformes estivessem prontos para o início do ano letivo. Era uma obrigação moral da antiga administração, que sabia do tempo necessário para esses processos.”

O prefeito afirmou que, ao assumir, encontrou a prefeitura e a Autarquia de Educação “quebradas” financeiramente. “Não deixaram estoque nem os uniformes comprados. Foram 12 anos de gestão que não se preocuparam com isso. Para comprar as apostilas do material pedagógico, precisei decretar moratória e reunir R$ 4,5 milhões à vista, em fevereiro”, afirmou. “Já os uniformes somam mais de R$ 2 milhões.”

publicidade

Segundo Mota, outra causa para o atraso foi a reprovação de amostras de materiais apresentadas pelas primeiras colocadas na licitação. “Rejeitamos quatro empresas no caso das mochilas por falta de qualidade. O mesmo aconteceu com os tênis. Preferi atrasar um pouco mais do que entregar um material ruim para nossas crianças.”

O prefeito também reforçou que, em sua gestão, a licitação dos próximos anos será iniciada ainda no segundo semestre, para garantir a entrega dos uniformes já no início do ano letivo. “Se eu deixar a Prefeitura, quem assumir em 1º de janeiro vai encontrar tudo comprado e pronto para distribuição.”

RECLAMAÇÕES

publicidade

Pais de alunos da rede municipal de ensino de Apucarana entraram em contato com o TNOnline nesta sexta-feira para reclamar da demora na entrega dos uniformes escolares. Com a chegada do frio, o desconforto tem aumentado, principalmente pelo desgaste das roupas utilizadas desde o ano passado.

A manicure Emileine Cristina Pires Belem, de 32 anos, mãe de duas meninas de 7 e 10 anos, alunas da Escola Municipal Augusto Weyand, relatou a dificuldade enfrentada. “Está sem condições de mandar as crianças com o uniforme para a escola, as calças já estão curtas e as camisetas também. As roupas estão gastas, com furos e rasgos. Minha filha mais nova já sofreu bullying na escola por causa disso”, contou. “Mesmo assim, fico receosa de mandá-las sem uniforme, porque é uma forma de identificação.

Segundo a moradora, até agora a escola não deu informações sobre quando os novos uniformes seriam entregues. “Na reunião do começo do ano disseram que estava tudo enrolado por causa da troca de gestão, mas já estamos quase no meio do ano e nada ainda”, disse.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline