MAIS LIDAS
VER TODOS

Arte na praça

'Prédio da Onça' ganha novas cores após revitalização; Veja

O artista Zion foi responsável pela repaginada da imagem, que é patrimônio artístico, histórico e cultural de Apucarana

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.07.2022, 18:34:44 Editado em 07.07.2022, 18:56:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Depois de 25 anos, a imagem do 'Prédio da Onça', que na verdade se chama Edifício Ariane, localizado na Praça Valmor Santos Giavarina, na área central de Apucarana, ganhou novas cores após passar por revitalização. Em 2015, a pintura foi declarada patrimônio artístico, histórico e cultural da cidade.

continua após publicidade

A arte de 230 metros quadrados, que traz a imagem de uma onça em meio à mata nativa, foi feita com recursos públicos por um artista mato-grossense e ilustra desde 1997 a parede lateral do condomínio. Na época as cores eram mais vivas, mas com o passar do tempo acabou se apagando.

O responsável pela 'cara' nova da imagem é o artista natural da terrinha, o grafiteiro Zion, que trabalhou no local por quase um mês. Ele venceu uma licitação aberta pela Prefeitura de Apucarana em abril deste ano.

continua após publicidade

"Esse é um dos maiores painéis culturais do Norte do Paraná. Por isso, contei com outras pessoas para poder trabalhar nesta obra. Foi bem corrido porque começou em maio, um mês chuvoso. Porém, foi muito prazeroso", explica.

Acostumado com spray devido ao grafite, o apucaranense observa que esse foi um trabalho mais complexo, já que utilizou tinta. "Essa pintura foi diferente. Não usei spray. Foi tinta de alta qualidade e depois resina acrílica por cima para impermeabilizar e manter a pintura por mais tempo", acrescenta.

Por ser uma imagem localizada a muitos metros do chão, o artista utilizou equipamentos específicos para esse tipo de pintura. "Usamos plataforma elevatória, cinto de segurança e trava antiqueda. Isso foi bem tranquilo. O que assustava mesmo era o vento, que é típico de nossa cidade", brinca.

continua após publicidade

Enquanto trabalhava, Zion diz que muitas pessoas paravam para elogiar o processo. "Para muitos, o painel da onça é um ícone e traz muitas lembranças. Foi emocionante ouvir relatos sobre como aquele local é importante e marcante para muitos apucaranenses", relata.

Veja a entrevista:


Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "'Prédio da Onça' ganha novas cores após revitalização; Veja"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!