Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
SAÚDE

PR antecipa vacinação contra gripe; região recebeu 11,4 mil doses

Imunizantes já podem ser retirados pelos municípios nesta sexta-feira (28) na 16ª Regional de Saúde de Apucarana

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

PR antecipa vacinação contra gripe; região recebeu 11,4 mil doses
AutorVacinação começa na próxima terça-feira - Foto: AEN

A 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana recebeu a primeira remessa com 11,4 mil doses de vacinas contra a gripe influenza, para dar início a campanha de imunização que foi antecipada para a próxima terça-feira (1º). Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a meta é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza. Na área da 16ªRS, a população vacinável é formada por 160,9 mil pessoas.

- LEIA MAIS: Médica do PR é suspeita de aplicar medicamento proibido em pacientes

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Conforme o diretor da 16ªRS, Lucas Leugi, as doses já podem ser retiradas nesta sexta-feira (28) pelas secretarias municipais de saúde da região. A vacinação contemplará os grupos prioritários formados por crianças de 6 meses a dois anos; crianças de 2 a 5 anos; idosos acima de 60 anos; gestantes e puérperas; indígenas e quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; adolescentes em medidas socioeducativas; pessoas em situação de rua; população privada de liberdade; funcionários de do setor carcerário; professores do ensino básico e superior.

Em todo o Paraná, o Ministério da Saúde encaminhou 332 mil doses de vacina para as 22 Regionais de Saúde para o início da campanha que foi antecipada pela Sesa para 1º de abril. No Brasil, a campanha começa no dia 7 de abril. O “DIA D” da vacina Influenza está programado para 10 de maio.

“No Paraná estamos antecipando o início da campanha para dar celeridade ao processo e imunizar o maior número de pessoas. A sazonalidade da doença é determinante para essa antecipação. Esperamos atingir a maior cobertura vacinal possível”, anuncia o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

publicidade

A vacina foi incorporada ao calendário nacional diferente de anos anteriores e pela primeira vez ficará disponível nas salas de vacinação de forma permanente. Com a mudança, a imunização desses grupos será realizada de forma contínua, ao longo do ano, e não mais apenas durante as campanhas sazonais.

As vacinas influenza trivalentes utilizadas neste ano deverão apresentar três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (B/linhagem Victoria).

PREVENÇÃO

A vacinação tem o objetivo de minimizar a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

publicidade

O público-alvo para a vacinação da gripe no Paraná é de 4.931.410 pessoas. A meta é atingir, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação de rotina contra influenza: crianças, gestantes e idosos com 60 anos e mais.

No ano passado o Estado atingiu 58,93 % de cobertura vacinal dos grupos prioritários, e 75,01 % de cobertura dos povos indígenas vivendo em suas terras, e ficou em 4º no ranking de estados que mais vacinaram (3.447.319 doses), atrás de São Paulo (13.075.736 doses), Minas Gerais (6.422.449 doses) e Rio de Janeiro (3.926.506 doses).

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline