Poluição em nascente de lago em Apucarana será investigada pela Sema
Crime ambiental foi denunciado na região do Residencial Araucária, próximo ao Núcleo Dom Romeu Alberti

Moradores do Residencial Araucária, na zona norte de Apucarana, denunciaram ao TNOnline que uma das nascentes do Lago Tarumã-Ouro Fino estaria sendo poluída com descarte de dejetos químicos no local.
?? LEIA MAIS: Quem é o atleta que vai correr maratona inédita em Apucarana
De acordo com um morador da região, a poluição é mais frequente quando chove na localidade.
"Sempre que chove, acaba vindo esses dejetos junto da água e vai tudo para o lago", diz.

Ainda, segundo uma moradora que conversou com a nossa reportagem, a situação é recorrente no local.
"Faz tempo que está acontecendo essa situação. A água desce cheia de espuma e com mau cheiro. Estão poluindo o nosso lago", denuncia.
Sema investiga crime ambiental
Procurada pelo TNOnline, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), foi até o local e confirmou a veracidade das denúncias. O secretário Diego da Silva foi pessoalmente ao local e acionou a Guarda Civil Municipal de Apucarana.
Diego da Silva também entrou em contato com o Instituto Água e Terra (IAT).
"Constatamos que realmente o local está sendo poluído, além da espuma, há um forte mau cheiro na água. Nós vamos identificar a origem desta poluição", disse o secretário.
Amostras dos resíduos e da água do lago serão colhidas e examinadas pelos técnicos do IAT, após acionamento da Sema.
"O IAT tem a competência para fazer esse trabalho e vai fazer a análise em laboratório desse material, posteriormente vamos identificar a origem dessa poluição e tomar as medidas cabíveis", informou.
Ainda, segundo o secretário, a população pode ajudar denunciando crimes ambientais direto para a Sema ou para a GCM.
"A população pode denunciar pelo telefone 3423-0142 (Sema) ou pelo número 153, da GCM, que nós vamos averiguar as denúncias e procurar os responsáveis pelos eventuais crimes ambientais", salientou.
Nota da Sema
"Em resposta à denúncia recebida sobre uma possível contaminação originária de uma mina próxima ao Parque Industrial Norte, que estaria atingindo o Lago Tarumã, com relatos de água espumosa e com odor característico, informamos que uma equipe técnica foi imediatamente deslocada ao local, acompanhada pela Guarda Municipal, para avaliar a situação.
Já entramos em contato com o Instituto Água e Terra (IAT) para solicitar uma análise detalhada da água, com o objetivo de identificar os componentes poluentes e suas possíveis origens. Essa medida é crucial para apontar eventuais responsáveis por esse crime ambiental.
Vale ressaltar que a Secretaria de Meio Ambiente está atenta ao caso e acompanha de perto as investigações, em conjunto com demais órgãos competentes. As empresas ou indivíduos responsáveis por danos ambientais estão sujeitos a penalidades severas, incluindo multas pesadas, embargo de atividades e até responsabilização criminal, conforme previsto na legislação ambiental vigente"

?? Clique aqui e receba as notícias do TNOnline no nosso grupo do WhatsApp
