Polícia Federal deflagra operação com alvos em Apucarana e Arapongas
As diligências realizadas nesta manhã de quarta-feira (26) ocorrem simultaneamente em três estados
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Nesta quarta-feira (26), a Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a Receita Federal, deflagrou a "Operação Forragem". A iniciativa visa desarticular uma organização criminosa voltada ao contrabando de cigarros, descaminho de eletrônicos e artigos de pesca, além de tráfico de drogas. Os municípios de Apucarana e Arapongas são uns dos alvos estratégicos da operação.
-LEIA MAIS: Rocam apreende moto com chassi lixado e prende mulher em Apucarana
A força-tarefa mobiliza um efetivo de 45 policiais federais, além de servidores da Receita Federal. Ao todo, estão sendo cumpridos 11 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. As diligências ocorrem simultaneamente em três estados. No Paraná, além de Apucarana e Arapongas, as ordens judiciais são executadas em Maringá (incluindo o distrito de Iguatemi), Paiçandu, Mandaguaçu e Floresta. A operação estende-se ainda às cidades de Itaquiraí (MS) e Caxias do Sul (RS).
O esquema criminoso
As investigações revelaram uma logística complexa utilizada pelo grupo. Os cigarros de origem estrangeira eram introduzidos no país pelo Rio Paraná, sendo descarregados na região de Icaraíma (PR). Na sequência, a mercadoria era transportada para entrepostos na região de Maringá, que funcionava como um centro de redistribuição para outros estados, com destaque para São Paulo e Rio Grande do Sul.
Paralelamente ao contrabando de cigarros, a organização atuava no descaminho de eletrônicos, comercializados através de plataformas de vendas online, e de artigos para pesca, vendidos formalmente por meio de uma empresa pertencente a um dos investigados.
A apuração policial também identificou o envolvimento de parte dos suspeitos com o tráfico de drogas. Segundo a PF, o grupo utilizava "mulas" — pessoas contratadas para o transporte — para enviar substâncias entorpecentes através de ônibus de linha regular.
Os investigados poderão responder, na medida de suas participações, pelos crimes de organização criminosa, contrabando, descaminho, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline