MAIS LIDAS
VER TODOS

Comércio

Pesquisa traça o perfil do consumidor da Black Friday no Paraná

Em Apucarana, as lojas vão funcionar até as 22 horas em 29 de novembro, quando ocorre a tradicional data

Da Redação

·
Pesquisa foi realizada em várias cidades do Paraná
Icone Camera Foto por Adry Freitas/TNOnline
Pesquisa foi realizada em várias cidades do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.11.2024, 17:44:45 Editado em 22.11.2024, 17:51:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) divulgou nesta semana uma pesquisa feita pelo instituto Data Censo. Este estudo tem como objetivo geral avaliar a expectativa dos consumidores paranaenses para as compras na Black Friday 2024, que neste será em 29 de novembro. Em Apucarana, as lojas vão funcionar até as 22 horas neste dia.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Comércio de Apucarana vai atender até 22h em dezembro; saiba quando

Para isso, foram realizadas entrevistas em Curitiba e Região Metropolitana, além das regiões de: Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão e Pato Branco. O vice-presidente para Assuntos do Comércio da Faciap e presidente da Acia de Apucarana, Wanderlei Faganello, explica que a amostra apresenta margem de erro de 4%, com grau de confiança de 95%.

continua após publicidade

“Segundo a pesquisa, no geral, os produtos que os consumidores paranaenses pretendem comprar na Black Friday, mais citados, são: eletrônicos (Celular/tablet/Notebook/TV e etc.), seguidos por eletroportáteis (Liquidificador/batedeira/ multiprocessador e etc.), roupas, calçados e cosméticos/produtos de beleza”, adianta Faganello.

A pesquisa aponta ainda a estimativa da média do valor que os consumidores pretendem gastar no presente do Black Friday. “A média ficou em R$ 1.392,44. Sendo que os dados mostram que os consumidores das regiões de Ponta Grossa e Londrina são os que mais vão gastar com as compras. Já os das regiões de Maringá e Curitiba são os que pretendem desembolsar menos. Por gênero, os homens irão gastar mais que as mulheres. Por faixa etária, quanto maior a idade, maior o gasto”, diz Faganello.

Compras online x lojas fisicas

continua após publicidade

Segundo a pesquisa, 55% dos consumidores planejam comprar o presente pela internet. Já as lojas físicas ficam com 34% na preferência em shoppings e 11% no comércio de rua.

O consultor Gustavo Malavota, esteve no congresso da Faciap falando para os empresários sobre os dados da pesquisa. Ele é especialista em vendas, liderança, gestão e criou o método 'As 10 Ações de Vendas'. “Quem disse que a loja física iria morrer está enganado. O que vemos na pesquisa é na verdade que o cliente quer uma sensação de compra. Quer um valor diferente nesta ação. A empresa precisa aprender a recrutar e treinar sua equipe. Mas também a dispensar o vendedor que não consegue dar um bom dia, uma boa tarde para um cliente. Essas pequenas coisas afastam as pessoas das lojas físicas e as levam para o meio online”, diz Malavota.

Oportunidades

continua após publicidade

A pesquisa aponta ainda que maioria dos consumidores, independentemente do perfil, realiza uma comparação de preços dos produtos antes e durante a Black Friday, buscando garantir que realmente estão aproveitando as melhores ofertas. Esse comportamento evidencia um consumidor cada vez mais criterioso e pesquisador ao longo do processo de compra. “São pessoas de 26 a 35 anos, seguidos pela faixa etária de 46 a 55 anos, na maioria mulheres. Esses consumidores pesquisam preços, mas gostam de ser bem atendimentos”, diz Malavota.

Para se destacar, os lojistas devem oferecer preços competitivos e reais, evitando práticas que possam gerar desconfiança. Apostar em formas de pagamento práticas e seguras, como parcelamentos atrativos. Garantir clareza nas promoções, deixando evidente o valor do desconto aplicado. “Além disso, estratégias que integrem o ambiente digital e o físico podem atrair diferentes perfis de consumidores, aproveitando o crescimento do e-commerce sem descartar o potencial das lojas físicas é uma estratégia para se diferenciar dos seus concorrentes”, conclui Faganello.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Pesquisa traça o perfil do consumidor da Black Friday no Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!