Operação Pé Vermelho leva atendimentos a mais de 40 mil pessoas no Norte do Paraná
Durante a cerimônia serão apresentados os dados e um resumo de todas as ações e atendimentos realizados nos municípios
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Nesta sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026, às 10h, no Auditório Gralha Azul da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus Apucarana, será realizada a Cerimônia de Encerramento da Operação Pé Vermelho, do Projeto Rondon. Durante a cerimônia serão apresentados os dados e um resumo de todas as ações e atendimentos realizados nos municípios contemplados com a operação. Para as atividades de encerramento, estão previstas as presenças de autoridades civis e militares, além de integrantes do Ministério da Defesa, do Estado e Municípios.
Coordenada pelo Ministério da Defesa, a Operação Pé Vermelho é a 99ª edição do Projeto Rondon e já alcançou mais de 40 mil pessoas no norte do Paraná através de oficinas planejadas com ações que abrangem as áreas da saúde, educação, trabalho, comunicação, tecnologia, meio ambiente, cultura e justiça. A Operação contou, também, com a apoio do Governo do Estado do Paraná, das prefeituras locais e da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). Além do apoio logístico do Exército Brasileiro.
Entre os dias 24 de janeiro e 5 de fevereiro, 252 rondonistas (universitários e professores) de 25 Instituições de Ensino Superior de nove estados conduziram mais de mil oficinas. As atividades ocorreram em 12 (doze) municípios da região: Araruna, Barbosa Ferraz, Bom Sucesso, Godoy Moreira, Grandes Rios, Iretama, Jardim Alegre, Lidianópolis, Luiziana, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e Santa Fé.
O Projeto Rondon surgiu em 1967 com a ideia de levar a juventude universitária a conhecer a realidade brasileira e a participar do processo de desenvolvimento e foi relançado em 2004, sob coordenação do Ministério da Defesa, funcionando até os dias atuais de forma ininterrupta, beneficiando municípios no interior de diversos estados do País, com prioridade para as Regiões Norte e Nordeste, enviando professores e alunos universitários de diferentes áreas do conhecimento, que propõem soluções para a superação de demandas locais. Ao longo de sua trajetória, o Projeto Rondon, com seus mais de 26 mil rondonistas, já beneficiou mais de 2 milhões de pessoas em 1404 Municípios do Brasil, fortalecendo a cidadania e reduzindo desigualdades regionais.
Mais informações sobre o Projeto Rondon estão disponíveis no site do Ministério da Defesa:
https://www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/programas-sociais/copy_of_projeto-rondon
Serviço:
Formatura de Apronto Operacional:
- Data: 5 de fevereiro de 2026
- Horário: 11h
- Local: 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado, Apucarana- PR.
A atividade consiste numa demonstração com os blindados Guarani, de fabricação nacional, dotados com equipamentos e armamentos modernos do Exército Brasileiro
Cerimônia de encerramento:
- Data: 6 de fevereiro de 2026
- Horário:10h,
- Local: Auditório Gralha Azul da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Apucarana.
Departamento de Projetos Sociais – Seção de Comunicação Social
Contatos:
- Coronel Igomar – Chefe da Comunicação Social – (94) 98119-3450 WhatsApp
- Sra Lediane Queiroz- Coordenadora de Comunicação – (61) 98310-9466
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline