Operação 'Pé Vermelho' é lançada em Apucarana com foco no Vale do Ivaí
Projeto vai mobilizar universidades e levar mais de mil oficinas a 12 municípios da região ao longo de 10 dias
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Foi aberta nesta sexta-feira (23), em Apucarana, a Operação Pé Vermelho 2026, do Projeto Rondon, iniciativa que reúne universidades, governo estadual, Ministério da Defesa e prefeituras para a realização de ações de cidadania em municípios do Vale do Ivaí e região do norte do Paraná. A cerimônia ocorreu no auditório Gralha Azul, da Unespar, com a presença de autoridades, lideranças regionais e cerca de 260 rondonistas.
- LEIA MAIS: Apucarana vira centro do Projeto Rondon e atende 12 cidades da região
Durante os próximos 10 dias, cerca de 260 rondonistas atuarão em 12 municípios do Vale do Ivaí, focando em cidades de pequeno porte, com média de 6 a 7 mil habitantes. Segundo o Dr. Oswaldo Gomes dos Reis Junior, secretário adjunto de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa um dos coordenadores presentes, a operação oferecerá mais de mil oficinas gratuitas abrangendo áreas vitais como saúde, educação, economia, direitos humanos e meio ambiente. "É uma oportunidade de reciclagem para os agentes públicos e para a população sem custo para as prefeituras", destacou, enfatizando a "vibração e engajamento" inéditos dos participantes.
O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Bona, representou o governador Ratinho Júnior e ressaltou o caráter transformador da iniciativa. Bona revelou que o Estado investiu aproximadamente R$ 3 milhões na edição estadual deste ano, que ocorre em parceria com o Ministério da Defesa. "A operação desperta sonhos. Muitos jovens dessas localidades, ao terem contato com os universitários, passam a acreditar que também podem chegar ao ensino superior", afirmou o secretário.
Embora Apucarana funcione como o "quartel-general" logístico e de alojamento (no 30º BIMec), as ações práticas ocorrerão nas cidades vizinhas. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, enfatizou a importância da mobilização social que o projeto traz para o Sistema Único de Saúde (SUS). "O SUS precisa de mobilização. Quando há esse engajamento, o sentimento de pertencimento à política pública se fortalece", disse Beto Preto, relembrando seus tempos de estudante na UEL, quando também acompanhou o movimento rondonista.
A expectativa de impacto regional é alta. O prefeito de Rio Branco do Ivaí e vice-presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Pedro Taborda, projeta um "grande salto" de desenvolvimento para a região central do estado após a passagem da operação. Sentimento compartilhado pelos estudantes, como a rondonista Nicole, que parte para a cidade de Rio Branco do Ivaí: "Temos uma equipe totalmente preparada e repleta de propósito. O trabalho prévio foi intenso e estamos ansiosos para começar".
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Serviço:
Projeto Rondon – Operação Pé Vermelho
Período: 23 de janeiro a 04 de fevereiro
Municípios: Araruna, Barbosa Ferraz, Bom Sucesso, Godoy Moreira, Grandes Rios, Iretama, Jardim Alegre, Lidianópolis, Luiziana, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e Santa Fé
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline