Odarlone cobra prefeitura por falta de medicamentos e rede de esgoto
Sessão na Câmara também validou regulamentação do serviço de entregas e homenagem antirracista
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Apucarana, realizada nesta quinta-feira (19), o vereador Odarlone Orente (PT) utilizou a tribuna e requerimentos oficiais para exigir esclarecimentos sobre o desabastecimento de remédios na rede pública e a ausência de saneamento básico na Vila Reis.
O parlamentar destacou que, em suas visitas diárias pelos bairros, a principal queixa tem sido a falta de insumos básicos para doenças crônicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “As doenças crônicas — a hipertensão, diabetes, problemas de tireoide — esses medicamentos deveriam ou devem estar nas Unidades Básicas de Saúde disponíveis para a população”, afirmou.
LEIA MAIS: Danylo Acioli defende construção de presídio em Apucarana
Segundo Odarlone, a justificativa de mudanças administrativas na Autarquia de Saúde não deve penalizar o cidadão: “O relato da população é que esses medicamentos citados anteriormente, Unidades Básicas de Saúde não estavam disponíveis. Então por isso nós vamos também fazer esse questionamento de forma oficial à Secretaria Municipal de Saúde para que nos dê a resposta adequada sobre o tema”.
Além da saúde, o vereador direcionou questionamentos à Sanepar sobre a situação da Vila Reis. O objetivo é tirar a comunidade da dependência de fossas sépticas. Ele busca confirmar “se existe o projeto, se existe reserva financeira, qual o prazo para que aquela comunidade possa, de fato, ter deixado de utilizar as fossas sépticas”.
Aprovações Legislativas
A pauta legislativa avançou com a aprovação da Homenagem Zumbi dos Palmares, uma honraria destinada a quem combate a desigualdade e que, segundo o vereador, “garante, reconhece o trabalho das pessoas que fazem um trabalho antirracista, fazem um trabalho com as pessoas, com a população afrodescendente”. No mesmo sentido, foi aprovada a regulamentação do serviço de delivery, medida que visa ordenar as entregas na cidade e “garante segurança aos trabalhadores, mas também a quem depende do serviço para levar o alimento até a sua residência, até o seu condomínio”.
Saúde Bucal
Odarlone ainda protocolou requerimento sobre a situação dos auxiliares e técnicos de saúde bucal, focando na defasagem de profissionais e no pagamento de adicionais de insalubridade. Os dados colhidos serão repassados aos profissionais da categoria que solicitaram a intervenção do Legislativo.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline