MAIS LIDAS
VER TODOS

política

Odarlone assume como vereador em Apucarana nesta sexta-feira (25)

O petista assume o lugar de Luiz Vilas Boas (PDT) após a retotalização dos votos realizada pela Justiça Eleitoral

Da Redação

·
Odarlone Santos de Souza Orente (PT)
Icone Camera Foto por Reprodução/Instagram
Odarlone Santos de Souza Orente (PT)
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.07.2025, 09:51:56 Editado em 25.07.2025, 09:51:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O médico Odarlone Santos de Souza Orente (PT) assume nesta sexta-feira (25) o mandato de vereador de Apucarana (PR). A oficialização da posse do parlamentar acontece a partir das 19h, na Câmara Municipal. O petista assume o lugar de Luiz Vilas Boas (PDT) após a retotalização dos votos realizada pela Justiça Eleitoral no ultimo dia 14.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Motociclista fica ferido após acidente na BR-369 em Apucarana

continua após publicidade

"É o momento onde tomarei posse do cargo de vereador para honrar os 2.407 votos que me fizeram o candidato mais votado na cidade. Mas também passarei a partir de então ser o vereador de todos os apucaranenses", comentou Odarlone, ao convidar a população para a sessão de posse.

Retotalização

A retotalização foi coordenada pelo juiz eleitoral da 28ª Zona Eleitoral, Laércio Franco Júnior, e pela chefe do cartório eleitoral Andrea Silva Milanin. O procedimento ocorreu após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que manteve a anulação dos votos do Podemos nas eleições municipais de Apucarana em 2024.

continua após publicidade

A Corte reconheceu a ocorrência de fraude à cota de gênero na disputa e cassou os votos da chapa do partido. Com a retotalização dos votos sem o Podemos, Odarlone garantiu quociente eleitoral necessário para assumir uma das vagas, enquanto Vilas Boas ficará agora na suplência.

O petista fez 2.407 votos e foi o mais votado em outubro de 2024, mas não assumiu porque não atingiu o coeficiente eleitoral necessário no primeiro momento.

O juiz eleitoral explicou que a sentença em primeiro grau foi confirmada pelo TRE-PR e, por isso, foi feita a cerimônia de retotalização dos votos com a comprovação da fraude em cota de gênero. Segundo ele, os partidos e os candidatos foram alertados sobre a situação antes da campanha. “Era algo (fraude à cota de gênero) que a Justiça Eleitoral estava bem atenta, seguindo a legislação do tema”, pontuou.

continua após publicidade

O magistrado explicou que haverá uma nova diplomação dos eleitos e suplentes por conta da retotalização. Os diplomas ficarão disponíveis para impressão pelo eleito, via sistema da Justiça Eleitoral.


GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Odarlone assume como vereador em Apucarana nesta sexta-feira (25)"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!