Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
POLÍTICA

Odarlone assume como vereador em Apucarana nesta sexta-feira (25)

O petista assume o lugar de Luiz Vilas Boas (PDT) após a retotalização dos votos realizada pela Justiça Eleitoral

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Odarlone assume como vereador em Apucarana nesta sexta-feira (25)
AutorOdarlone Santos de Souza Orente (PT) - Foto: Reprodução/Instagram

O médico Odarlone Santos de Souza Orente (PT) assume nesta sexta-feira (25) o mandato de vereador de Apucarana (PR). A oficialização da posse do parlamentar acontece a partir das 19h, na Câmara Municipal. O petista assume o lugar de Luiz Vilas Boas (PDT) após a retotalização dos votos realizada pela Justiça Eleitoral no ultimo dia 14.

-LEIA MAIS: Motociclista fica ferido após acidente na BR-369 em Apucarana

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"É o momento onde tomarei posse do cargo de vereador para honrar os 2.407 votos que me fizeram o candidato mais votado na cidade. Mas também passarei a partir de então ser o vereador de todos os apucaranenses", comentou Odarlone, ao convidar a população para a sessão de posse.

Retotalização

A retotalização foi coordenada pelo juiz eleitoral da 28ª Zona Eleitoral, Laércio Franco Júnior, e pela chefe do cartório eleitoral Andrea Silva Milanin. O procedimento ocorreu após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que manteve a anulação dos votos do Podemos nas eleições municipais de Apucarana em 2024.

publicidade

A Corte reconheceu a ocorrência de fraude à cota de gênero na disputa e cassou os votos da chapa do partido. Com a retotalização dos votos sem o Podemos, Odarlone garantiu quociente eleitoral necessário para assumir uma das vagas, enquanto Vilas Boas ficará agora na suplência.

O petista fez 2.407 votos e foi o mais votado em outubro de 2024, mas não assumiu porque não atingiu o coeficiente eleitoral necessário no primeiro momento.

O juiz eleitoral explicou que a sentença em primeiro grau foi confirmada pelo TRE-PR e, por isso, foi feita a cerimônia de retotalização dos votos com a comprovação da fraude em cota de gênero. Segundo ele, os partidos e os candidatos foram alertados sobre a situação antes da campanha. “Era algo (fraude à cota de gênero) que a Justiça Eleitoral estava bem atenta, seguindo a legislação do tema”, pontuou.

publicidade

O magistrado explicou que haverá uma nova diplomação dos eleitos e suplentes por conta da retotalização. Os diplomas ficarão disponíveis para impressão pelo eleito, via sistema da Justiça Eleitoral.



publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline