Obras e ajustes no Hospital Torao Tokuda seguem em ritmo acelerado
As cirurgias eletivas estão previstas para começarem na segunda quinzena de abril
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O Hospital Torao Tokuda, instalado em área locada da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (ACEA), em prédio de 5 mil metros quadrados, sob a direção do Instituto Santa Clara, já funciona normalmente no seu setor ambulatorial. As obras de adaptações e melhorias seguem em ritmo acelerado, com muitos operários trabalhando diariamente em três turnos.
LEIA MAIS: 10º BPM de Apucarana participa do curso de Patrulha Rural Comunitária
O investimento do Instituto Santa Clara – que vai administrar o hospital - é de aproximadamente R$5 milhões, e a previsão de liberação para cirurgias eletivas está para a segunda quinzena de abril.
O projeto envolve novas divisões internas e ajustes finais nas quatro salas do centro cirúrgico, quartos, cozinha, Farmácia e enfermarias, além de redes de energia, hidráulica, ar condicionado e rede de gases medicinais.
O diretor da 16ª Regional de Saúde, Lucas Leugi, acompanhado do diretor da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (Sesa), Paulo Vital, visitou o hospital nesta terça-feira (25). “Os trabalhos estão avançando com uma grande equipe de trabalhadores e esperamos que o Instituto Santa Clara inicie as cirurgias neste mês de abril”, citou Leugi.
O gerente administrativo do Instituto Santa Clara, Diego Domingues Oliveira, diz que a instituição ainda aguarda a liberação de alvarás de funcionamento e de licença sanitária, além de aprovação de projetos de engenharia por parte da Prefeitura de Apucarana. “Com a sua capacidade total, o hospital poderá realizar cerca de seiscentas cirurgias/mês em diversas áreas de especialidades médicas.
LEIA MAIS: Gestante de 15 anos é encontrada morta com sinais de espancamento
O acordo firmado entre a ACEA e o Instituto Santa Clara permitiu que o Hospital Torao Tokuda realizasse centenas de consultas e exames pré-operatórios com pacientes de Apucarana e da região. As cirurgias estão agendadas e devem começar nas próximas semanas.
Lucas Leugi enfatiza que o Governador Ratinho Junior e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, atuaram com firmeza junto a ACEA e o Instituto Santa Clara, para colocar em funcionamento o Hospital Torao Tokuda.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline