O escritor apucaranense João Cássio apresenta ao público O Novo Mundo, a primeira distopia ambientada em Apucarana, neste sábado (6). Diferente da utopia — que descreve sociedades ideais — a distopia expõe realidades opressivas, marcadas por colapso social, controle excessivo, degradação ambiental ou tecnológica e a perda de liberdades. O lançamento da obra será às 14 horas, na Nerimar Livraria e Papelaria, com sessão de autógrafos e bate-papo com o autor. “É um lançamento para todos os apucaranenses”, afirma João Cássio.
-LEIA MAIS: Confira a programação da Semana Literária do Sesc Apucarana
Clássicos como 1984, de George Orwell, Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, e Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, mostram como o gênero pode provocar reflexão e estimular mudanças. Em O Novo Mundo, esses elementos se entrelaçam com cenários familiares de Apucarana e região, tornando a experiência ainda mais próxima e inquietante. A trama acompanha Mariana, uma jovem que, após um “grande evento” que desestruturou a normalidade, deixa seu refúgio rural para enfrentar uma cidade devastada, em busca de respostas e sobrevivência.
Com nuances que transformam a Apucarana real num verdadeiro pesadelo, a história está repleta de surpresas e reviravoltas, onde os personagens percorrem bairros como o Jardim Belvedere, o centro e o Núcleo João Paulo. Para João Cássio, a distopia é mais do que um exercício de imaginação sombria. “Esse tipo de narrativa pode ajudar as pessoas a pensarem sobre as escolhas que fazemos hoje e como elas moldam o amanhã. Não é só sobre temer o futuro, mas sobre enxergar caminhos para transformá-lo”, afirma João Cássio.
Toda a produção de O Novo Mundo foi viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura, do Governo Federal, através da Prefeitura de Apucarana.
Obra estará disponível em três formatos
O novo trabalho do escritor apucaranense João Cássio, a ficção O Novo Mundo, chega ao público em três formatos complementares: livro físico de bolso, audiolivro e versão digital (PDF). A proposta é oferecer ao leitor liberdade para escolher a experiência que mais se adapta ao seu ritmo e estilo de vida. O livro de bolso é leve, portátil e acessível, já a versão digital garante praticidade e acesso imediato, ideal para quem prefere ler no celular, tablet ou computador. “O digital quebra barreiras geográficas. Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, pode começar a leitura em poucos cliques”, reforça o escritor.
A narração e a edição do audiolivro são do jornalista e radialista Cézar Neves, uma voz conhecida dos apucaranenses, com mais de 20 anos de atuação em emissoras locais. “Narrar a história foi uma satisfação e uma descoberta incrível, pela história, pela narrativa e pelos lugares em que ela se passa em Apucarana. Quem é da cidade, vai se identificar ao se colocar nesses lugares, dentro do contexto da história. Quem é de fora, seja bem-vindo a Apucarana, de agora e de depois…”, diz Cézar Neves.
Serviço
- Livro: O Novo Mundo (distopia, ficção, livro de bolso)
- Autor: João Cássio
- Evento de lançamento: 06/09/2025 (sábado), 14h
- Local: Nerimar Livraria e Papelaria – Rua Ponta Grossa, 1448 – Sala 8 , Centro, Apucarana
- Contato para imprensa: (43) 9 9622-2686
Deixe seu comentário sobre: "Obra de ficção transforma Apucarana em pesadelo distópico"