Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
CULTURA

“O Mundo Especial de Picolé” se apresenta em Apucarana nesta quarta

O projeto leva o espetáculo a entidades que atendem a portadores de necessidades especiais no Paraná

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Nesta quarta-feira (23), Apucarana poderá assistir uma peça teatral que leva a experiência do circo para as pessoas com deficiência. Esse é o objetivo da 2ª edição do projeto “O mundo especial de Picolé”, que fará uma performance às 10h e outra às 14h, na APAE da cidade.

A partir de uma apresentação lúdica, divertida e colorida, o público se encantará com malabares, mágicas e acrobacias. Além disso, o espectador torna-se um verdadeiro protagonista da história. “É uma apresentação totalmente interativa. Do começo ao fim, o público participa da apresentação e ainda é chamado no palco para ajudar nas performances”, conta o artista Robert Salgueiro, que é protagonista da peça e dá vida ao palhaço Picolé.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O projeto leva o espetáculo a entidades que atendem a portadores de necessidades especiais no Paraná. “A maior importância do projeto é dar o recado sobre a inclusão social da pessoa com deficiência. Todos eles têm seus talentos, seus dons e podem, inclusive, fazer parte de um espetáculo circense deixando esse mundo mais leve e alegre”, ressalta Salgueiro.

Além disso, o espetáculo foi planejado para que todos possam participar, independentemente de o público ser formado por cadeirantes, pessoas com autismo, surdez ou deficiência visual. Os artistas adequam as performances para que a experiência seja integral a todos – todas as apresentações são adaptadas para atender as pessoas com deficiência auditiva, física ou visual. Durante a apresentação, o Palhaço Picolé leva a pessoa cadeirante para dar uma volta e dança junto com a pessoa portadora de autismo, por exemplo.

Salgueiro revela que sempre se preocupou com a falta de acessibilidade que existe em grande parte das apresentações culturais. “Decidimos propor um espetáculo que torna esse público protagonista, levando para eles arte, cultura e lazer”, relata. Como contrapartida cultural, será realizada uma oficina de circo de 2 horas de duração para uma entidade que atende portadores de necessidades especiais em Ponta Grossa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto conta com patrocínio da Copel, Caminhos do Paraná, Banco Paccar, Belgotex e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e apoio da ABC Projetos Culturais.

Sinopse

“O mundo especial de Picolé” conta com esquetes de palhaçaria e performances artísticas circenses, como malabares e acrobacias em monociclos, interpretadas pelo Picolé e por Gilberto Salgueiro, que interpreta o dono do circo. O espetáculo tem 60 minutos de duração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Picolé, um palhaço atrapalhado, conta com o apoio do público para conseguir um emprego no circo e é com a ajuda desses novos amigos que ele aprende a andar em monociclo e a fazer malabares. Ao mesmo tempo que aprende, ele também ensina os espectadores que aprendem mágicas, malabares e outras modalidades circenses.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline