Nuvem funil é registrada na região de Apucarana; já é a terceira em menos de 1 mês no PR
Leitor registrou a nuvem enquanto viajava com a família de Apucarana para Londrina
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Uma nuvem funil foi registrada na tarde deste sábado (17) na área rural de Arapongas, no norte do Paraná. Este é o terceiro registro do fenômeno no estado em menos de um mês – outros foram observados em Ponta Grossa (Campos Gerais) e em Paulo Frontin (sul do estado).
📰 LEIA MAIS: Tornado atinge o Paraná e deixa rastro de destruição em São José dos Pinhais
O empresário Fernando Gama registrou a nuvem enquanto viajava com a família de Apucarana para Londrina. Ele enviou as mensagens para a redação do TNOnline. "Essa nuvem chegou até Londrina", afirmou.
📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp
Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, a formação recebe esse nome por sua aparência afunilada, que se estende da base de uma nuvem pesada (como Cumulonimbus ou Cumulus) e consiste em uma coluna de ar giratória. Trata-se do estágio inicial de um tornado, que só se caracteriza como tal se tocar o solo e provocar ventos destrutivos.
“Elas tendem a ocorrer quando a atmosfera se encontra muito instável, e são formações mais comuns em células de tempestade. Contudo, ocorrem com certa frequência no estado, principalmente nesta época de primavera e verão”, explicou Braun.
A Defesa Civil de Arapongas informou que não houve registro de danos causados pelo fenômeno.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline