Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
REGISTRO CIVIL

Número de casamentos supera o de divórcios em Apucarana, aponta IBGE

Dados de 2023 também apontam que o município registroju mais nascimentos do que mortes; veja

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Número de casamentos supera o de divórcios em Apucarana, aponta IBGE
AutorForam 622 uniões registradas em cartório, sendo 617 de sexo diferente e 5 do mesmo sexo - Foto: Pixabay

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (16) os dados do Registro Civil de 2023, com informações sobre nascimentos, mortes, casamentos e divórcios em todo o país.

Em Apucarana, o levantamento aponta que houve mais casamentos do que divórcios. Foram 622 uniões registradas em cartório, sendo 617 de sexo diferente e 5 do mesmo sexo. Por outro lado, foram 464 divórcios.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

-LEIA MAIS: Apucarana deve contar com 100% de iluminação LED, anuncia secretário

Com uma população oficial de 134.306 habitantes, o município também também registrou mais nascimentos que mortes. Foram 1.705 bebês que vieram ao mundo contra 1.097 falecimentos.

Em todo Brasil, em 2023, ocorreram no país 1,43 milhões de óbitos, registrados até o primeiro trimestre de 2024, uma redução de 5% em comparação ao ano anterior. A maior queda se deu no grupo de idosos de 80 anos ou mais de idade, com -7,9%, o que equivale a uma redução de 38.035 óbitos.

publicidade

O grupo de idosos em geral (pessoas com 60 anos ou mais de idade) representou 71% dos óbitos registrados, o que corresponde a 1,01 milhão de mortes de pessoas idosas. Na comparação com 2022, observou-se uma queda de 5,7% (61.272 óbitos registrados a menos).

Em 2023, o Brasil registrou 2,52 milhões de nascimentos ocorridos no ano, uma queda de 0,7% em relação a 2022, quando foram registrados 2,54 milhões de nascimentos. Este é o quinto recuo consecutivo na série histórica, iniciada em 1974.

A pesquisa mostrou que o número de casamentos recuou 3% em 2023, totalizando 940,8 mil registros. As grandes regiões acompanharam a queda, com exceção da Região Centro-Oeste, com acréscimo de 0,8%. Na Região Sudeste, verificou-se a maior redução (-5,0%).

publicidade

Do total, apenas 11,2 mil foram casamentos entre pessoas do mesmo sexo, um aumento de 1,6% em relação a 2022. Trata-se também de novo recorde da série, desde 2013, quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) impediu que cartórios se recusassem a celebrar casamento entre pessoas do mesmo sexo. Desses 11,2 mil, a maioria (62,7%) foi entre cônjuges femininos. Os casamentos entre mulheres apresentaram um aumento de 5,9% de 2022 para 2023, mas houve redução de 4,9% no número de casamentos entre homens no mesmo período.



							Número de casamentos supera o de divórcios em Apucarana, aponta IBGE
AutorFoto: Reprodução G1


publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline