Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
MEIO AMBIENTE

No Dia da Árvore, Apucarana recupera nascente do Rio Pirapó

Iniciativa foi realizada em propriedade rural do Contorno Norte nesta quinta-feira (21)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

No Dia da Árvore, Apucarana recupera nascente do Rio Pirapó
AutorNascente foi protegida pelo IDR-PR em Apucarana - Foto: TNOnline/Lis Kato

Uma nascente do Rio Pirapó, em Apucarana, foi recuperada pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) dentro de um projeto ambiental do governo do Estado. A entrega simbólica foi feita nesta quinta-feira (21) para marcar o Dia da Árvore, com a presença do prefeito Junior da Femac (PSD) e de outras autoridades.

-LEIA MAIS: De Apucarana à Patagônia, livro conta viagem de menina autista; veja

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Proteção de Nascentes, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, que tem a meta de preservar 30 mil fontes e minas d’água até o fim de 2026.

Em Apucarana, a nascente do Rio Pirapó protegida fica na Fazenda Figueira, junto à chácara do Movimento Cristo Te Ama (Cristma).

As mil nascentes protegidas são resultado de um esforço de um mutirão organizado entre os técnicos do Instituto e entidades parcerias. A intenção do programa é melhorar a qualidade da água usada pelas famílias rurais paranaenses e garantir o abastecimento nas propriedades. Trata-se da maior iniciativa já realizada de proteção de nascentes no País, com a ação atendendo, neste primeiro momento, cerca de três fontes em cada município. Todas as fontes serão georreferenciadas e as informações serão colocadas no site do IDR-Paraná.

publicidade

Para a proteção das nascentes, foi usada uma técnica à base de solo-cimento, bastante difundida no meio rural e usada há anos pela extensão rural. A fonte passa primeiramente por uma limpeza geral para retirar possíveis impurezas. Em seguida, a área da nascente recebe pedras irregulares (pedra ferro, sem fundo amarelo), funcionando como um filtro físico da água. Na sequência, são colocados canos de abastecimento das caixas d’água. Por fim, a fonte é lacrada com uma mistura de solo com cimento.

“É uma ação que visa proteger mil nascentes como essa em Apucarana no Paraná todo. O objetivo é promover o cuidado com o meio ambiente, a qualidade da água e proteger esse bem tão importante que a gente tem no estado do Paraná”, afirma Paulo Eduardo Cipoli, diretor regional do IDR-PR.

Ele acrescenta que a intenção também é conscientizar a população da importância de proteger a água, tanto para a produção agropecuária quanto para o consumo humano urbano e rural.

publicidade

O prefeito Junior da Femac destacou a importância da preservação da água. “Que daqui, da Serra de Apucarana, de uma das nascentes do Rio Pirapó, que abastece um milhão de pessoas, queremos mostrar a todo Paraná a importância da preservação da água”, disse.

Iniciativa foi realizada em propriedade rural do Contorno Norte nesta quinta-feira (21) TnOnline TV


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline