Municípios da 16ª regional aderem ao Dia D de Combate à Dengue
Ações de prevenção e orientação serão realizadas neste sábado

Municípios que integram a 16ª Regional de Saúde de Apucarana participam, neste sábado (8), do “Dia D de Combate à Dengue”, mobilização convocada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
LEIA MAIS: Paraná reduz casos e mortes por dengue acima da média nacional em 2025
De acordo com a Regional, diversas cidades da área já aderiram ao movimento e planejaram ações específicas para reforçar o enfrentamento à doença. O diretor da 16ª RS, Paulo Vital, lembra que técnicos dos municípios participaram de capacitações e da Campanha Previne Dengue.
“Os municípios intensificaram ações de prevenção e controle, mobilizando a Vigilância em Saúde e a Atenção Primária, buscando estimular a população a evitar criadouros do Aedes aegypti”, afirmou.
O chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Marcelo Viana de Castro, ressalta que o Dia D terá mobilização nacional. “Essa ação é uma oportunidade estratégica para fortalecer a conscientização e dar ainda mais visibilidade às ações municipais de combate à dengue”, destacou.
Segundo a 16ª Regional de Saúde, os 17 municípios de sua área de abrangência já vêm desenvolvendo medidas de enfrentamento à doença. “Neste Dia D, estamos incentivando gestores e secretarias municipais a realizarem atividades e ações simbólicas que aumentem a visibilidade e o engajamento da população”, acrescentou Paulo Vital.
Entre as ações sugeridas estão panfletagens educativas, mensagens informativas em comércios e igrejas, mobilizações escolares, carros de som, blitz educativas e mutirões de limpeza em áreas prioritárias.
A intensificação das mobilizações ocorre antes do verão, período de maior calor e incidência de chuvas, condições que favorecem a proliferação do mosquito transmissor. De agosto até agora, a área da 16ª RS registrou 1.711 casos suspeitos de dengue, com 61 confirmações.
