Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Mudança no trânsito proíbe conversão à esquerda na Av. Curitiba

Medida faz parte de estudo técnico da Segtran para aumentar a fluidez no eixo central e garantir maior segurança de condutores

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Mudança no trânsito proíbe conversão à esquerda na Av. Curitiba
Autor A mudança se deu por conta do fluxo baixo de veículos que utilizava a conversão - Foto: Divulgação/ Prefeitura de Apucarana

A Secretaria de Segurança Pública e Trânsito de Apucarana (Segtran) anunciou nesta quinta-feira (04) a proibição de conversão à esquerda no cruzamento da Avenida Curitiba com a Rua Antônio José de Oliveira, na Barra Funda. A medida faz parte do estudo técnico de modernização do sistema semafórico, cujo objetivo é aumentar a fluidez no eixo central da cidade e reforçar a segurança viária. Segundo explica o secretário municipal major Vilson Laurentino da Silva, a confluência é um ponto crítico do trânsito na região, tendo recebido um sistema semafórico há pouco mais de um ano.

LEIA MAIS: Festa da Cenoura de Marilândia do Sul começa nesta sexta-feira

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Nós fizemos um estudo técnico completo neste cruzamento, com contagem de fluxo ao longo de vários períodos do dia. Identificamos que a conversão à esquerda, tanto para quem desce quanto para quem sobe a Avenida Curitiba, era muito pouco utilizada. No horário de maior movimento registramos cerca de 250 veículos seguindo pelo fluxo principal, enquanto somente 25 faziam essa conversão. Ou seja, era um tempo inteiro do semáforo dedicado a uma demanda muito baixa”, justifica o secretário.

De acordo com a análise técnica da Segtran, a situação gerava dois problemas. “Aumentava a demora justamente no sentido de maior movimento – centro–bairro e bairro–centro – e criava um tempo ocioso no semáforo, especialmente à noite, quando praticamente não existe fluxo para a esquerda. Muitos motoristas chegavam a parar na Avenida Curitiba sozinhos, sem necessidade, o que também representa um risco à segurança”, relata major Vilson.

A proibição de conversão à esquerda no cruzamento não vai prejudicar os condutores, afirma a Segtran. “Quem precisa acessar a rua Antônio José de Oliveira tem opções de conversão antes ou depois, como no entorno da Praça Mauá ou no posto de combustível. Por isso retiramos esse tempo do semáforo, dando mais fluidez para o trânsito no eixo principal e também para quem cruza a Avenida Curitiba naquele ponto. É uma melhoria que aumenta mobilidade e segurança”, reforça o major.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Orientação – A partir desta sexta-feira (05/12), agentes municipais de trânsito estarão no local com cones, orientando os condutores durante o período de adaptação. “Vamos ter um período que estamos chamando de etapa educativa para, então, passar a cobrar normalmente a proibição de conversão à esquerda, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)”, esclarece o secretário.

A conversão à esquerda em locais proibidos pela sinalização é uma infração grave prevista no Art. 207 do CTB, resultando em multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Temos outros pontos da cidade que também vão passar por estudos semelhantes, estamos modernizando todo o sistema semafórico, sempre buscando eficiência, fluxo e segurança para todos”, finaliza major Vilson.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline