Morre Nasmim Cerávolo, um dos grandes nomes da educação de Apucarana
O corpo será velado na Capela Mortuária Central, a partir das 13h, e o sepultamento ocorrerá no Cemitério da Saudade, às 17h

Morreu nesta quinta-feira (30) a professora Nasmim Zenedin Cerávolo, aos 96 anos, um dos grandes nomes da educação de Apucarana. Segundo a família, ela estava internada no Hospital da Providência e faleceu devido a complicações de saúde por conta da idade avançada.
-LEIA MAIS: Projeto que quebra monopólio da Aserfa passa em 1ª votação
Ainda de acordo com familiares, a professora deixa dois filhos, Isidoro Luiz Cerávolo Filho e Cláudia Cerávolo. O corpo será velado na Capela Mortuária Central, a partir das 13h, e o sepultamento ocorrerá no Cemitério da Saudade, às 17h.
Quem foi Nasmim Cerávolo
Nascida em Avaré (SP), Nasmim mudou-se para Apucarana após se formar na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) em 1953, seguindo seus pais, Felippe Mamed e Eliza Anna, que eram proprietários do Palácio da Seda e, posteriormente, do Palácio dos Tecidos na cidade desde 1950.
Em 1954, casou-se com Izidoro Luiz Cerávolo, com quem construiu uma notável trajetória no campo educacional de Apucarana. Sua carreira como educadora começou no Colégio Estadual Nilo Cairo, onde lecionou Latim. Buscando aprimoramento, formou-se em Letras Franco-Português pela Faculdade de Jandaia do Sul (Fafijan) em 1971 e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente em 1979.
A professora Nasmim também deixou sua marca em outras instituições importantes, como a Escola Normal Ovídio Decroly e a antiga Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), atual Unespar.
Ao lado do marido, que foi professor na Escola de Aplicação Guilherme de Mota Correia, Nasmim participou ativamente da história da instituição que, em 1977, foi rebatizada como Colégio Estadual Izidoro Luiz Cerávolo. Nasmim Cerávolo atuou como secretária-geral da escola e, após o falecimento de seu esposo, assumiu a direção do Colégio Comercial Estadual e, subsequentemente, do próprio Colégio Cerávolo, consolidando a gestão de uma das mais tradicionais escolas da cidade.
Além de sua dedicação em sala de aula e na gestão escolar, Nasmim Zenedin Cerávolo teve uma passagem pela administração pública, sendo Secretária de Educação e Cultura de Apucarana entre 1993 e 1996, durante o primeiro mandato do prefeito Valter Aparecido Pegorer.
Reconhecida por sua paixão pelo ensino e pela contribuição inestimável ao desenvolvimento educacional de Apucarana, o nome de Nasmim Zenedin Cerávolo permanece como referência e inspiração para gerações de estudantes e educadores no município.
