Moradores fazem abaixo-assinado para abrir Hospital de Apucarana
Os organizadores esperam reunir milhares de assinaturas para fortalecer o pedido e garantir que a população tenha acesso ao atendimento de saúde
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Um grupo de moradores de Apucarana promove, neste sábado (1º), uma mobilização na Praça Rui Barbosa, em frente à agência do Bradesco, para coletar assinaturas em favor da abertura do Hospital Municipal. O objetivo é cobrar as autoridades para que a unidade entre em funcionamento quanto antes.
De acordo com Magrão Cunha, presidente da Associação de Moradores do Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti e um dos organizadores do movimento, há preocupações de que o hospital não seja inaugurado por razões políticas. “Sabemos de fonte segura que existe um acordo para que o hospital não abra este ano. Isso não podemos aceitar. A população não pode padecer, por isso, estamos recolhendo assinaturas”, afirmou.
A iniciativa ganhou força após a destinação de uma emenda de R$ 20 milhões pelo deputado estadual Arilson Chiorato (PT) para o hospital. O recurso, previsto no orçamento estadual para 2025, precisa, no entanto, ser executado pelo governo do Paraná.
Segundo Antônio Borges, após reunir as assinaturas, o grupo pretende ingressar com uma ação na Justiça para exigir a abertura do hospital. “Falta vontade política. O prefeito foi eleito com grande aprovação, mas até agora não demonstrou interesse em colocar o hospital para funcionar. Já há verba disponível e autorização da Secretaria de Saúde do Paraná. Nossa luta é para que o hospital seja aberto com urgência”, declarou.
Os organizadores esperam reunir milhares de assinaturas para fortalecer a reivindicação e garantir atendimento de saúde à população o mais rápido possível.
Resposta da Prefeitura
O prefeito Rodolfo Mota afirmou ao TNOnline que ainda não foi procurado oficialmente pelo grupo, mas garantiu que a administração está tratando a questão de forma técnica.
“Qualquer manifestação pacífica é legítima, e respeito isso. Porém, ainda não recebi a reivindicação formalmente. Estamos há 30 dias no mandato e, nesse período, nossa equipe tem realizado tratativas técnicas sobre o hospital. Ainda aguardamos a conclusão da obra, que não foi oficialmente entregue pela construtora. Há uma empresa licitada, e precisamos avaliar os termos do contrato antes de qualquer decisão”, explicou.
A prefeitura reforça que há pendências operacionais e que a abertura do hospital depende da finalização dessas questões.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline