Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
DE CASA NOVA

Moradora replanta árvore histórica que caiu em Apucarana

Falsa-seringueira foi recolocada nesta quinta-feira em uma propriedade rural situada na região do Barreiro

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Moradora replanta árvore histórica que caiu em Apucarana
AutorÁrvore foi replantada em um rancho do Barreiro - Foto: Reprodução

A histórica árvore que caiu em frente ao Cemitério Cristo Rei, em Apucarana (PR), na terça-feira (10), já foi replantada em um rancho situado na região do Barreiro. A ideia foi da moradora do Núcleo Habitacional Parigot de Souza, Josilene Bertolin Irmer, dona da propriedade e agora "nova casa" da falsa-seringueira. Ela conta que a árvore tem um valor especial aos moradores e não quis que a queda fosse o fim dela.

-LEIA MAIS: Prefeitura remove tronco de árvore que caiu em frente a cemitério

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"Moro ali [na região onde ficava a árvore] há mais de 40 anos. Tem histórias da minha mãe e minha vó, gosto muito de verde, e vi ali uma possibilidade de revivê-la. Há 10 anos tentaram cortar, porque estava estragando. Nesse tempo nós moradores impedimos que cortassem e cercamos ela para não cortarem", explicou Josilene.



							Moradora replanta árvore histórica que caiu em Apucarana
AutorDois guinchos precisaram ser usados para retirar tronco - Foto: Reprodução

A “gigante” era da espécie Ficus elastica, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, também conhecida como falsa-seringueira, que pertence ao gênero da figueira.

publicidade

Segundo a empresária, precisaram ser utilizados dois guinchos e um caminhão para fazer o transporte da árvore até o rancho. "Começamos ontem (quarta-feira) e terminamos hoje (quinta-feira, dia 12). A gente tinha que retirar logo para conseguir replantar. E esse foi o maior desafio, porque o tronco tem umas 15 toneladas e apenas um guincho não resolveu", contou.

"Então, foram dois guinchos para levantar ela, além do caminhão para colocar em cima. Pela rodovia, levamos ela e contamos também com o pessoal da terraplanagem, que contratamos, para abrir o espaço e acomodar a árvore", completou Josilene, que ressaltou o apoio do marido, Valdecir Irmer, durante o processo.

Com fé no renascimento da árvore, o casal fez um planejamento para que consiga manter ela em bom estado no novo espaço. "Acredito que vai voltar a brotar, sim, vamos fazer irrigação todos os dias, deixamos pronto para fazer uma adubação ou colocar algo que ela venha precisar, deixamos o local pronto e encanado pensando no futuro", disse a moradora.

publicidade

Eles esperam que em alguns meses os galhos comecem a aparecer e a falsa-seringueira consiga se unir às outras árvores da propriedade, chamada "Rancho Terra Sem CEP", que possui também uma palmeira, pés de frutas, além de uma nascente.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline