Missas abrem a Quaresma e marcam início da Campanha da Fraternidade
Neste ano, CF terá como tema “Fraternidade e Moradia” e como lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14)
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Catedral Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana, abriu a Quaresma com as tradicionais celebrações da Quarta-feira de Cinzas (18). São 40 dias dedicados à oração e à penitência em preparação para a Páscoa. A Catedral realizou três missas pela manhã — 7h, 9h e 12h — e tem agendadas mais duas entre a tarde e o início da noite — 15h e 18h15.
-LEIA MAIS: Quarta-feira de cinzas: veja o que abre e o que fecha em Apucarana
As celebrações também marcam o início da Campanha da Fraternidade 2026, que, neste ano, terá como tema “Fraternidade e Moradia” e como lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14).
O padre Valdecir Ferreira, da Catedral de Apucarana, explica que a Campanha da Fraternidade é um gesto concreto da Igreja Católica focado em ações sociais. "As atividades não substituem as questões próprias da Quaresma, do jejum, da caridade e da oração, mas nos colocam em sintonia justamente com esse propósito da caridade", explica o padre.
Ele assinala que o problema dos moradores em situação de rua é uma realidade também em Apucarana e região. "Por mais que se fale que muitos destes vivem assim (nas ruas) porque escolheram viver, não podemos dizer dessa escolha. No fundo, são pessoas que, ao longo da história, perceberam como uma possibilidade (viver na rua) e, às vezes, a única possibilidade", diz o sacerdote, acrescentando que o objetivo também é refletir sobre a moradia de modo geral, que, muitas vezes, não é digna.
Segundo o padre, o tema será trabalhado pelos padres e também nos grupos de vivência da Diocese. A coleta no Domingo de Ramos também será destinada justamente para aqueles que não têm moradia. "É um gesto concreto em que nós, diante das nossas penitências, devolvemos para Deus, através da Igreja, esta oferta em vista desses irmãos que têm uma condição precária na sua moradia ou que não têm moradia", assinala.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline