Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
ASSISTA

Memorial em homenagem aos pioneiros é instalada em Jardim Alegre

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Memorial em homenagem aos pioneiros é instalada em Jardim Alegre
Autor Foto: Ivan Maldonado

A população de Jardim Alegre, está ganhando um memorial que homenageia os pioneiros do município. O monumento está instalado, na rotatória da Praça Antônio Silvério, no mesmo local onde até maio de 1982 funcionou o terminal rodoviário da cidade. Para a conclusão da obra, falta apenas o acabamento da base, onde foi instalada a escultura. A obra foi encomendada no início do ano pela Prefeitura Municipal.

Conforme o escultor Roverson Tales Turek criador do memorial é uma homenagem as pessoas que começaram a história de Jardim Alegre. “Como é a história dos pioneiros eu fiz a cena da derrubada da primeira árvore, com os pioneiros em posição de vitória. Lembrando também que o nome de Jardim Alegre no passado era conhecido como Patrimônio Três Machados”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Ele conta que para construir a obra de cinco metros de comprimento e quatro de altura levou cinco meses. “É feita de ferro e cimento e a pintura em bronze. Pesa a aproximadamente oito mil quilos. É um trabalho à mão, arte mesmo, feito com carinho e amor. Procurei retratar o trabalho bruto do homem que veio para abrir a mata, as ferramentas que eles tinham, a mulher pioneira que veio junto e ajudou neste trabalho tão árduo”.

Turek é de Borrazópolis e trabalha há mais de 20 anos com esculturas espalhadas pelos municípios do Vale do Ivaí e no estado, dentre eles, Borrazópolis, Lidianópolis, Cruzmaltina, Munhoz de Melo.

“Comecei quando era criança. Eu vi que era possível fazer esculturas grandes com cimento. Daí quebrei uma parede lá de casa e comecei a fazer. Coloquei cimento na parede e fui esculpindo com uma faquinha. Normalmente o pessoal se utiliza de moldes, no meu caso é feito na mão mesmo, são obras únicas”, completa Turek. Assista:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline