Melhor brasileira da São Silvestre confirma presença na Prova 28 de Janeiro
Nubia gravou vídeo convocando a torcida para o evento deste sábado (31) em Apucarana; pelotão de elite terá embate com quatro corredores africanos
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A tradicional Prova Pedestre 28 de Janeiro, que acontece no sábado (31), em Apucarana (PR), ganhou um reforço de peso para a edição deste ano. Núbia de Oliveira, consagrada recentemente como a melhor atleta brasileira na Corrida Internacional de São Silvestre de 2025, confirmou sua participação no evento. Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta quarta-feira (28), a atleta demonstrou entusiasmo em competir no norte do Paraná e convocou a torcida para prestigiar a largada.
- LEIA MAIS: Com 5.436 inscritos, Prova 28 terá número recorde de participantes
"Nesse dia 31, estarei presente, todos estão convidados. Estarei prestigiando a corrida de Apucarana e estou muito feliz em poder viver esse dia junto com vocês", declarou Núbia.
A corredora destacou ainda a importância do contato com o público e com outros corredores amadores durante o evento. "É uma oportunidade para a gente se conhecer pessoalmente, para trocar conhecimentos. É um momento para a gente se conectar. Estarei lá esperando todos vocês que me acompanham e que torcem por mim", completou a atleta.
Núbia Oliveira chega a Apucarana vivendo o melhor momento de sua carreira. Natural de Campo Formoso (BA), Cidade conhecida por revelar grandes talentos do atletismo nacional, ela ganhou projeção nacional ao cruzar a linha de chegada da última São Silvestre, em 31 de dezembro, como a brasileira mais bem colocada na classificação geral. O resultado a colocou como uma das principais esperanças do país para as provas de fundo no atual ciclo olímpico.
A presença de Núbia eleva o nível técnico da 28 de Janeiro, que promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos.
QUATRO AFRICANOS CONFIRMADOS
Estão confirmados quatro atletas africanos de elite, mantendo a tradição do evento de promover o intercâmbio entre corredores locais e as potências internacionais do atletismo.
Segundo a lista divulgada pela Secretaria Municipal de Esportes, o grande nome africano entre os homens é o queniano Willian Kibor. O atleta conquistou o quarto lugar na última edição da Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo. Kibor detém a melhor marca dos 10 km no Brasil em 2025, com o tempo de 28'52 , além de ser o atual campeão da Corrida Challenger El Fortaleza.
Ao lado dele no pelotão masculino está o ugandês Konel Kipsang, que desembarca no Paraná após uma temporada vitoriosa em seu país de origem, onde sagrou-se campeão dos 10 km de Mbale e da Corrida de Kapsokwony, ambas em 2025.
A ugandesa Emily Chebet é uma das favoritas da prova após vencer a Corrida da Ponte Rio-Niterói 2025 e obter o vice-campeonato na Maratona de Curitiba do mesmo ano.
A outra africana que vem brigar pelo título é a etíope Alemtsehay Adbaru Gebeyehu. A corredora traz na bagagem o vice-campeonato da Corrida de Venus (Etiópia) em 2025 e um quarto lugar na tradicional Volta da Pampulha, em Minas Gerais.
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline