A Secretaria de Meio Ambiente de Apucarana, no Norte do Paraná, está investigando dois casos de capivaras mortas por flechas em menos de uma semana no Parque Ecológico da Raposa, unidade permanente de conservação ambiental do município. O segundo registro ocorreu nesta quinta-feira (31), quando uma equipe da pasta recolheu o animal após uma denúncia. A capivara morta era uma fêmea, pesando entre 50 e 70 quilos. Veja vídeos abaixo
LEIA MAIS: Capivara é encontrada morta com flecha no corpo em Apucarana
O primeiro caso de caça ilegal havia sido registrado na última segunda-feira (28), quando uma capivara foi encontrada no lago do Parque da Raposa com ferimentos compatíveis com perfuração por flecha. Nos dois episódios, os animais apresentavam as mesmas lesões, caracterizando crime ambiental.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Diego da Silva, que participou do resgate, informou que as equipes da secretaria, da Guarda Municipal e do Cemsa (Centro Municipal de Saúde Animal) estão atuando em conjunto na investigação. “Na segunda-feira (28), quando realizamos a retirada do animal não havia flechas no local, apenas os ferimentos. Já nesta quinta, recebemos imagens e informações sobre o artefato usado”, explicou.

tnonline
Marcos reforçou o pedido para que a população contribua com as investigações. “Quem tiver qualquer informação que possa ajudar, mesmo de forma anônima, pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, com a Guarda Municipal pelo 153, ou com o Cemsa”, afirmou.
O coordenador do Cemsa, o biólogo Fernando Felippe, lembrou que a caça de animais silvestres é crime ambiental no Brasil e os autores das mortes podem receber penas de detenção de 6 meses a 1 ano e multa. Ele acompanhou a ação desta quinta-feira e utilizou um drone para auxiliar nas buscas. “Encontramos equipamentos de pesca ao redor do lago, mas nenhum indício direto de suspeitos até o momento”, disse.

Segundo o biólogo, as flechas utilizadas não são especificamente de caça, por isso, os animais podem não ter morrido na hora. Ele acredita que as capivaras correram para dentro da água depois de serem atingidas e morreram dentro da represa do Parque da Raposa. O local é habitat de dezenas de capivaras na cidade. Moradores da região demonstraram indignação com os episódios de violência contra os animais no parque.
A Secretaria segue monitorando a área e reforça que qualquer atividade ilegal envolvendo a fauna será investigada e encaminhada às autoridades competentes.
Veja o vídeo:
Meio Ambiente investiga caça ilegal de capivaras com flechas.Segundo animal foi encontrado morto nesta quinta-feira (31), no Parque da Raposa.Para ficar por ... TNOnline TV
Deixe seu comentário sobre: "Meio Ambiente investiga caça ilegal de capivaras com flechas em Apucarana (PR)"