Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
EDUCAÇÃO

Mais de 6,5 mil alunos da região devem fazer a Prova Paraná Mais

Avaliação foi aplicada nesta segunda-feira (11) para alunos do 9º ano e, entre terça (12) e quarta (13), será executada por alunos da 3ª e 4ª séries

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Mais de 6,5 mil alunos da região devem fazer a Prova Paraná Mais
AutorAplicação da Prova Paraná Mais começou nesta semana em toda a rede estadual - Foto: aen

Nesta semana, mais de 6,5 mil estudantes da rede estadual devem realizar a Prova Paraná Mais, na área do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, que atende 16 municípios da região. A avaliação foi aplicada nesta segunda-feira (11) para alunos do 9º ano e, entre terça (12) e quarta-feira (13), será executada por estudantes da 3ª e 4ª séries do final da etapa do Ensino Médio, matriculados nos cursos regulares e integrados à Educação Profissional. Em todo o Paraná, aproximadamente 587 mil alunos devem realizar o teste.

- LEIA MAIS: Merendeira de Apucarana é finalista em prêmio estadual de receitas

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Conforme a coordenadora de polo do NRE de Apucarana, Rubia Cherrite, a prova tem uma importância adicional para os alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, pois a nota da avaliação pode ser utilizada para compor a pontuação no processo seletivo de ingresso nas sete universidades estaduais. Esse processo é viabilizado pelo sistema Aprova Paraná Universidades, lançado na última quinta-feira (7).

O novo programa educacional garante que 20% das vagas nas universidades estaduais sejam reservadas para alunos da rede pública de ensino, com base na nota obtida na Prova Paraná Mais. O programa cria um sistema integrado de aproveitamento de notas, oferecendo uma nova alternativa para o acesso ao ensino superior no Estado.

“O aluno tem que ter estudado o Ensino Médio todo na escola pública e ter feito a Prova Paraná Mais. A partir disso, ele poderá ter acesso às sete universidades estaduais”, reitera.

publicidade

No primeiro dia de prova, terça-feira (12), os alunos do Ensino Médio farão a prova de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Redação no primeiro dia de prova. Na quarta-feira (13), eles realizarão as provas dos componentes de Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Biologia, Física e Química. As provas contemplam as habilidades somente da Formação Geral Básica.

Já os alunos do 9º ano, final da etapa do Ensino Fundamental - Anos Finais, fizeram as provas de Matemática e Língua Portuguesa nesta segunda-feira, no NRE de Apucarana. “A Prova Paraná Mais serve para avaliar o rendimento dos alunos na aprendizagem. O resultado é por aluno, então a partir dos dados obtidos, a escola pode saber em que nível cada aluno está”, explica Adilson Fernandes da Cruz, coordenador da Prova Paraná Mais 9ª.

“Participar da Prova Paraná Mais é uma grande oportunidade para nossos estudantes, especialmente para aqueles que estão se preparando para a transição ao ensino superior. Essa avaliação não só nos permite entender melhor o nível de aprendizado e as necessidades de cada estudante em diferentes etapas, mas também oferece aos alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio uma vantagem importante na busca por uma vaga nas universidades estaduais”, reitera o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline