Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
COBRANÇAS INDEVIDAS

Lucas Leugi protocola denúncia contra Aserfa no MP de Apucarana

Vereador aponta suposta cobrança indevida para uso de capelas mortuárias; entenda

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Lucas Leugi protocola denúncia contra Aserfa no MP de Apucarana
Autor Lucas Leugi na Câmara de Apucarana - Foto: Gabi Jacuboski/TNOnline

O vereador Lucas Leugi (PSD) protocolou, nesta sexta-feira (7), denúncia junto à 4ª Promotoria de Justiça de Apucarana contra a Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa). O parlamentar acusa a gestão da autarquia de praticar supostas cobranças indevidas e discriminatórias pelo uso da capela mortuária municipal. A denúncia foi antecipada nesta quinta-feira (6) pelo TNOnline.

-LEIA MAIS: Vereador denuncia suposta cobrança irregular da Aserfa

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo a denúncia, a Aserfa estaria cobrando a taxa de locação do espaço apenas de famílias de falecidos que têm seguro de vida, uma prática que o vereador classifica como "ilegal e contrária ao princípio da isonomia".

O vereador usa como base na denúncia apresentada ao Ministério Público (MP) o decreto municipal nº 555/2023, que entrou em vigor em 14 de agosto de 2023. Esta nova legislação, segundo Lucas Leugi, alterou a tabela de preços públicos da Aserfa e revogou expressamente o decreto anterior (nº 610/2016), que previa a cobrança da locação da capela mortuária para planos de assistência funerária particulares.

No entanto, o vereador alega que, mesmo após a nova regra, a autarquia manteve a cobrança, mas de forma seletiva.

publicidade

De acordo com o texto da denúncia, a Aserfa"mantém a cobrança da locação da capela mortuária apenas nos casos em que o falecido possuía seguro de vida, deixando de cobrar quando o serviço é solicitado por particulares sem plano e também quando o falecido era assistido por plano de assistência funerária".

Leugi argumenta no documento que a prática é "manifestamente irregular", pois não haveria nenhuma lei ou regulamento que autorize essa diferenciação baseada na existência de um seguro. Para o parlamentar, a cobrança viola os princípios constitucionais da isonomia (igualdade, art. 5º da CF) e da impessoalidade e moralidade (art. 37 da CF).

A denúncia classifica a suposta cobrança como um possível ato de improbidade administrativa, por implicar em exigência indevida de valores.

publicidade

O vereador também pede medida cautelar de busca e apreensão, alegando ter informações de que os documentos essenciais para comprovar as cobranças indevidas — como recibos, ordens de serviço e registros contábeis — estariam armazenados de forma precária. Segundo Leugi, essa situação representa um "risco real de extravio ou destruição das provas".

Ao TNOnline, o vereador afirmou na quinta-feira que a Aserfa também estaria cobrando a locação de capela mortuárias para moradores da cidade, o que também seria irregular. Ele apresentou dois orçamentos de moradores que viviam e trabalhavam na cidade, mas que tiveram que pagar para velar seus entes nas capelas do município.

Outro lado

Em entrevista ao TNOnline também na quinta-feira, o diretor-presidente da Aserfa, José Airton Deco de Araújo, negou qualquer irregularidade e disse que as denúncias do vereador serão investigadas internamente.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline