“As boas obras feitas em silêncio” é o título do livro que conta a história do empresário Aldo de Deus Marchiori, que foi o sexto presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) de 1953 a 1963. Entre suas contribuições, a principal foi na instalação da energia elétrica em Apucarana.
-LEIA MAIS: Contribuição sindical gera polêmica no setor de vestuário em Apucarana
O escritor Wilhan Santin relata que em sua pesquisa descobriu que muitas medidas paliativas foram feitas desde a fundação do município em 1949. “Mas somente com o trabalho do Sr. Aldo - e de outros empresários- junto ao governador do estado à época, que Apucarana conseguiu sair do lampião/motores a diesel para receber energia elétrica da Usina Salto Grande de Londrina. Este fato revolucionou a economia local”, explica o escritor.
A idealizadora do livro e responsável pela captação do material foi Marlene Marchiori, filha do presidente. “Comecei a lembrar do tempo de infância com meu pai. Das coisas que ele tinha feito e resolvi escrever este seu legado para a história. Conseguimos finalizar o protótipo e entregá-lo no dia do aniversário da minha mãe em junho. E hoje (terça-feira), estamos lançando oficialmente os primeiros exemplares”, relata Marlene.
O escritor Wilhan Santin conta que o livro foi escrito baseado em pesquisa documental e entrevistas com pessoas que conviveram com o Aldo Marchiori, que morreu em 3 de outubro de 1990. “A ideia inicial era fazer algo simples, mas a Marlene conseguiu reunir muito material. Vamos aprender quatro lições com a história do Sr. Aldo. A primeira delas é que é possível prosperar sendo honesto e ético. Leal com seus concorrentes e com seus clientes. A segunda lição é que é possível trabalhar muito, mas sem deixar de dar amor a família e atenção aos amigos. A terceira lição é que para ter respeito não é necessário levantar a voz ou ser ríspido. O Sr. Aldo, era uma pessoa serena, que as pessoas gostavam pela forma que tratava a todos da mesma forma. E a última lição é o título do livro: As boas obras em silêncio. Ele fazia tudo pela sua sociedade e não queria holofotes, procurava aparecer o menos possível, porque entendia que fazer o bem é algo natural, que não precisa ser feito marketing, como alguns fazem nos dias de hoje”, diz Wilhan.
O presidente da Acia, Wanderlei Faganello, ressalta a importância de Aldo Marchiori para a sociedade. “Ele adotou Apucarana como sua cidade. Foi um empresário respeitado como Cerealista, da Pecuária e do agro. Foi atuante também no voluntarismo e por este perfil assumiu como presidente da ACIA na década de 50. Tinha uma visão de futuro em tudo que fazia, por isso, lutou pela energia elétrica e esteve a frente da construção do primeiro edifício comercial de Apucarana: o Palácio do Comércio. Ler sua história não é só uma viagem no tempo, é um reconhecimento a um legado”, conclui Faganello.
Os interessados em adquirir o livro podem entrar em contato com a Acia pelo fone 43 3162 4300 ou acessar o site www.marlenemarchiori.com.br.
Deixe seu comentário sobre: "Livro de memórias conta chegada da energia elétrica a Apucarana"