Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
"CUIDANDO DA CIDADE"

Lei que permite adoção de espaços públicos é sancionada em Apucarana

Projeto de autoria do vereador Guilherme Livoti permite que cidadãos e entidades assumam a revitalização e conservação de espaços públicos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Lei que permite adoção de espaços públicos é sancionada em Apucarana
AutorNova lei permite que qualquer interessado assuma a conservação de praças, canteiros, rotatórias, academias ao ar livre, entre outros espaços - Foto: reprodução

O prefeito de Apucarana (PR), Rodolfo Mota, sancionou nesta semana o Projeto de Lei que institui o programa “Cuidando de Apucarana”, de autoria do vereador Guilherme Livoti (União Brasil). A partir de agora, empresas, cidadãos e entidades poderão adotar espaços públicos da cidade para manutenção, revitalização e valorização urbana — sem gerar despesas para o município.

- LEIA MAIS: Paraná é reconhecido pela OMS como Amigo do Idoso

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A nova lei permite que qualquer interessado assuma a conservação de praças, canteiros, rotatórias, academias ao ar livre, quadras, bibliotecas, entre outros espaços, podendo divulgar sua participação com placas institucionais, respeitando os critérios fixados pela Prefeitura. Em troca, a população ganha áreas mais bem cuidadas, seguras e acolhedoras, sem comprometer o orçamento público.

“Essa é uma proposta moderna, eficiente e de responsabilidade compartilhada. O município ganha espaços urbanos revitalizados, o contribuinte não arca com novos custos, e quem adota tem o devido reconhecimento por sua contribuição com a cidade”, destacou o vereador Guilherme Livoti, autor da proposta.

Parceria entre poder público e entidades privadas

A legislação sancionada prevê duas formas de adesão ao programa: por iniciativa dos próprios interessados, com apresentação de plano de ação para um espaço específico; ou por meio de chamamentos públicos realizados pela Prefeitura, com locais previamente definidos.

publicidade

O projeto também proíbe qualquer uso eleitoral dos espaços adotados, autorizando apenas a divulgação institucional de quem contribui, como forma de reconhecimento público e incentivo à cidadania ativa.

Mais qualidade de vida e pertencimento

Além da economia aos cofres públicos, o programa traz diversos benefícios: melhoria na estética urbana, valorização imobiliária, aumento da sensação de segurança e fortalecimento do sentimento de pertencimento dos moradores.

Com a sanção, Apucarana se junta a outras cidades brasileiras que adotaram modelos bem-sucedidos de parceria com entidades privadas para o cuidado dos espaços públicos. A regulamentação do programa será feita por decreto do Executivo Municipal.

publicidade

“Esse é mais um passo rumo a uma Apucarana mais bonita, moderna e colaborativa. Vamos cuidar juntos da nossa cidade”, concluiu Guilherme Livoti.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline