Justiça Federal de Apucarana celebra 20 anos de instalação
Solenidade ocorreu nesta quinta-feira (09) e contou com várias autoridades locais e estaduais

A Subseção Judiciária da Justiça Federal de Apucarana (PR) realizou nesta quinta-feira (09) uma solenidade para comemorar os 20 anos de instalação definitiva na Comarca. Segundo a diretora do Foro da Subseção Judiciária de Apucarana, juíza federal Gabriele Sant’Anna Oliveira Brum, a data não é apenas um marco cronológico. “Ela simboliza a presença viva e transformadora da Justiça Federal na vida de milhares de pessoas no norte do Paraná”, afirmou.
LEIA MAIS: Vereador de Londrina é condenado a pagar R$ 10 mil a Boca Aberta
Para o diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná (SJPR), juiz federal José Antonio Savaris, foi uma emoção poder ter participado do momento. “Só há sentido na história quando há partilha. Isso é o que nós vimos desde o primeiro instante nessa solenidade, com o rememorar com as pessoas que passaram por aqui, que fizeram esta história”, comentou.
O secretário de saúde, Beto Preto, manifestou sua satisfação por participar desta importante solenidade. Ele saudou as autoridades federais e lembrou que a presença da Justiça Federal fez Apucarana crescer e se valorizar. “Desejamos que a Justiça Federal faça ao que se propõe: equilibrar o direito dos cidadãos”, avaliou Beto Preto, lembrando que, como prefeito de Apucarana também contribuiu com a cessão do prédio público à Justiça Federal, por dez anos.
História
Antes mesmo da instalação da Vara Federal em 2005, Apucarana teve sua primeira experiência com a Justiça Federal em 2003, por meio de um Juizado Especial Federal Itinerante. A iniciativa pioneira funcionou em parceria com a Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar), que cedeu espaço e alunos para auxiliar nos atendimentos, sob a supervisão de professores e juízes federais. A instalação oficial ocorreu em 5 de setembro de 2003.
O sucesso do juizado itinerante foi a semente para a instalação definitiva da Vara Federal em Apucarana. Em 13 de junho de 2005, a cidade celebrou a chegada da Justiça Federal de forma permanente, resultado da Lei nº 10.772/2003 e da Resolução TRF4 n° 65/2005. A solenidade foi presidida pelo então Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Desembargador Federal Vladimir Passos de Freitas.
A primeira sede foi instalada na Rua Guarapuava, 422, no prédio onde antes funcionava um hospital e maternidade. O maringaense Robson Carlos de Oliveira foi o primeiro juiz federal titular da Subseção e também seu primeiro diretor do foro, permanecendo na cidade de 2005 a 2010.
Em 2007, a sede mudou-se para o endereço atual, na Rua Miguel Simião, 350, no antigo prédio do Fórum Estadual.
A solenidade contou com a presença de autoridades locais e estaduais: presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, João Batista Pinto Silveira; juiz federal Erivaldo Ribeiro dos Santos; juiz José Roberto Silvério, diretor do foro da comarca de Apucarana; desembargador federal aposentado Tadaaki Hirose; presidente da OAB Apucarana, Daniela Aparecida Pacheco; Marcos da Vila Reis, vice-prefeito de Apucarana, e Eliana Rocha, vice-presidente da Câmara Municipal.