MAIS LIDAS
VER TODOS

Após decisão do TRE-PR

Justiça Eleitoral retotaliza votos e Odarlone assume vaga na Câmara de Apucarana

Médico tem posse marcada para o dia 25 em sessão especial no Legislativo; saiba mais

Fernando Klein

·
Odarlone Orente (PT) foi diplomado pelo juiz Laércio Franco Júnior
Icone Camera Foto por Cindy Santos
Odarlone Orente (PT) foi diplomado pelo juiz Laércio Franco Júnior
Escrito por Fernando Klein
Publicado em 14.07.2025, 17:25:56 Editado em 14.07.2025, 17:39:52
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Justiça Eleitoral retotalizou nesta segunda-feira (14) os votos das eleições proporcionais de Apucarana e definiu uma mudança na composição do Legislativo. O médico Odarlone Orente (PT) irá assumir uma cadeira na Câmara no lugar do vereador Luiz Vilas Boas (PDT) por conta do recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. A posse vai ocorrer no próximo dia 25. Veja o vídeo abaixo

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Paróquia Cristo Rei inicia reforma estimada em R$ 2 milhões

A retotalização foi coordenada pelo juiz eleitoral da 28ª Zona Eleitoral, Laércio Franco Júnior, e pela chefe do cartório eleitoral Andrea Silva Milanin. O procedimento ocorreu após decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que manteve a anulação dos votos do Podemos nas eleições municipais de Apucarana em 2024.

continua após publicidade

A Corte reconheceu a ocorrência de fraude à cota de gênero na disputa e cassou os votos da chapa do partido. Com a retotalização dos votos sem o Podemos, Odarlone garantiu quociente eleitoral necessário para assumir uma das vagas, enquanto Vilas Boas ficará agora na suplência.

O petista fez 2.407 votos e foi o mais votado em outubro de 2024, mas não assumiu porque nã atingiu o coeficiente eleitoral necessário no primeiro momento.

O juiz eleitoral explicou que a sentença em primeiro grau foi confirmada pelo TRE-PR e, por isso, foi feita a cerimônia de retotalização dos votos com a comprovação da fraude em cota de gênero. Segundo ele, os partidos e os candidatos foram alertados sobre a situação antes da campanha. “Era algo (fraude à cota de gênero) que a Justiça Eleitoral estava bem atenta, seguindo a legislação do tema”, pontuou.

continua após publicidade

O magistrado explicou que haverá uma nova diplomação dos eleitos e suplentes por conta da retotalização. Os diplomas ficarão disponíveis para impressão pelo eleito, via sistema da Justiça Eleitoral.

O presidente da Câmara, Danylo Acioli (MDB), acompanhou a retotalização na Justiça Eleitoral. Ele explica que tem 15 dias, por lei, para dar posse ao novo vereador. No entanto, ele afirmou que já conversou com o médico e a posse foi marcada para o próximo dia 25 na Câmara em sessão especial.

Danylo afirma que será necessária também a realização de uma nova eleição para escolher o novo 2ª secretário da Mesa Executiva, função ocupada por Vilas Boas. Essa votação vai ocorrer em 4 agosto.

continua após publicidade

“Acredito que a mudança não é tão abrupta assim na Câmara. O vereador Odarlone é uma pessoa coerente, que a gente conhece bem e sabe dos seus posicionamentos”, disse.

Odarlone, por sua vez, destacou o fim do processo eleitoral e assinalou que uma injustiça foi corrigida com a sua diplomação. “No dia 3 de outubro, 2.407 pessoas votaram e me escolheram como candidato a vereador, acreditando nas minhas propostas. Devido a uma irregularidade que ocorreu dentro do processo eleitoral, apesar de ser o candidato mais votado da cidade, acabei ficando de fora dos eleitos. E hoje a Justiça Eleitoral corrige essa injustiça”, diz.

continua após publicidade

Ele dedicou o mandato aos 2.407 eleitores que o escolheram na votação em 2024, mas assinalou que terá uma atuação plural. “Não serei apenas o vereador das pessoas que me elegeram, mas também de toda a cidade. Esse é o nosso compromisso: trabalhar pela cidade, pelas pessoas, pela saúde, pelos servidores e por toda a população de Apucarana”, disse.


  • Justiça Eleitoral retotaliza votos e Odarlone assume vaga na Câmara de Apucarana
    1 de 5
  • Odarlone vai assumir no próximo dia 25
    2 de 5
    Odarlone vai assumir no próximo dia 25
  • Justiça Eleitoral retotaliza votos e Odarlone assume vaga na Câmara de Apucarana
    3 de 5
  • Justiça Eleitoral retotaliza votos e Odarlone assume vaga na Câmara de Apucarana
    4 de 5
  • Justiça Eleitoral retotaliza votos e Odarlone assume vaga na Câmara de Apucarana
    5 de 5

ENTENDA

continua após publicidade

A Federação Brasil da Esperança denunciou o partido Podemos de lançar uma candidatura fictícia para cumprir a exigência legal de 30% de mulheres na chapa. O juiz eleitoral Rogério Tragibo de Campos, da 28ª Zona Eleitoral de Apucarana, determinou no dia 20 de fevereiro a anulação dos votos do partido Podemos nas eleições municipais de 2024, após reconhecer fraude à cota de gênero. O juiz também ordenou a retotalização dos votos válidos e o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário em Apucarana.

A investigação apontou que uma das candidatas do Podemos, Jessica Viviane Belini, não realizou campanha, não recebeu recursos do fundo eleitoral e sequer votou em si mesma. Em sua defesa, o partido alegou que a candidata enfrentou dificuldades para abrir conta bancária e teve problemas pessoais que a impediram de participar ativamente da campanha.

No entanto, o juiz eleitoral Rogerio Tragibo de Campos considerou que o Podemos concorreu de forma irregular, pois não tomou medidas para corrigir a desproporção na cota de gênero.

O TRE-PR manteve, por unanimidade, a sentença de primeira instância em julgamento em 30 de junho. E, nesta segunda-feira, houve a retotalização dos votos, com a posse de Odarlone marcada para o próximo dia 25.


Justiça Eleitoral retotaliza votos e Odarlone assume vaga na Câmara de Apucarana.Médico assume cadeira no Legislativo em posse marcada para o dia 25; saiba m... TNOnline TV

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça Eleitoral retotaliza votos e Odarlone assume vaga na Câmara de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!