Jovem é resgatado de trilhos de trem em operação complexa em Apucarana
Homem resistia ao socorro e estava em local de difícil acesso; forte chuva e escuridão dificultaram o trabalho das equipes

Um homem de 23 anos foi resgatado com vida após ser encontrado deitado sobre a linha férrea, na noite de domingo (3), em um trecho de difícil acesso sob um viaduto na região da Avenida Minas Gerais, em Apucarana (PR), próximo ao Max Atacadista.
-LEIA MAIS: Confira os falecimentos desta segunda-feira (3) em Apucarana
A tragédia foi evitada graças à ação rápida do maquinista, que conseguiu avistar o homem e parar a composição a tempo. Segundo relatos das equipes de atendimento, como o trem estava em baixa velocidade por ser início de trajeto, a frenagem foi possível.
Uma operação conjunta foi mobilizada para o resgate, envolvendo a equipe de segurança da empresa ferroviária (Rumo), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Guarda Civil Municipal (GCM).
O salvamento foi tenso e demorado. De acordo com o Samu, chovia forte no momento, a visibilidade era baixa, e o local, embaixo do viaduto, impedia o fácil acesso dos socorristas. Além disso, o homem aparentava estar desorientado e resistia em ser ajudado.
As equipes de segurança ferroviária iniciaram o diálogo para acalmar a vítima, enquanto Samu e GCM buscavam uma rota segura para chegar até os trilhos. Foi necessário acessar a linha férrea por um ponto a cerca de 300 metros de distância para conseguir abordar o homem.
A dificuldade era tanta que os socorristas chegaram a cogitar pedir apoio ao Corpo de Bombeiros, caso fossem necessários equipamentos especializados de resgate em altura para retirá-lo pelo viaduto.
Após a abordagem, o jovem foi finalmente retirado do local em segurança e conduzido pela ambulância do Samu até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu avaliação médica e psicológica.
