MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Jogadoras do futsal 'tiram a camisa' em protesto contra falta de apoio

Equipe feminina de Apucarana foi campeã da Série Prata, mas precisou desistir da Série Ouro de 2023 por falta de apoio no esporte

Da Redação

·
Jogadoras da equipe de Apucarana protestam no Dia da Mulher
Icone Camera Foto por Divulgação
Jogadoras da equipe de Apucarana protestam no Dia da Mulher
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.03.2023, 19:51:29 Editado em 08.03.2023, 08:48:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Depois de serem obrigadas a desistir de competir a Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal por falta de apoio financeiro, as jogadoras que defenderam a Associação Feminina de Futsal de Apucarana (AFFA) no ano passado resolveram chamar a atenção da comunidade através de uma foto como forma de protesto na semana em que se celebra o Dia da Mulher.

continua após publicidade

Com o treinador Adenilsom de Souza, a foto mostra seis atletas da equipe sem camisa, apenas com o calção do time, no meio da quadra do Ginásio de Esportes Lagoão, onde disputaram a Série Prata de 2022 e ganharam a final, se consagrando campeãs. A frase faz um questionamento sobre a falta de apoio: “Se não tivéssemos peitos, vocês nos apoiariam?”.

-LEIA MAIS: Sem apoio, time feminino de futsal de Apucarana desiste da Série Ouro

continua após publicidade

Uma das jogadoras que participaram do manifesto é a ala Ana Guedes, que afirmou que a foto serve para gerar uma reflexão na sociedade em relação ao que elas passaram. “O objetivo dessa foto é gerar uma reflexão nas pessoas. A nossa luta hoje é por igualdade, a gente luta hoje para que amanhã sua filha, sobrinha, neta, uma mulher que seja da sua família não tenha que passar o que estamos passando, que ela possa desfrutar de uma coisa boa. A gente sabe que não foi fácil durante esses 12 anos. O pior de tudo é que aqui na cidade a desigualdade com as mulheres não está escondida, está escancarada, só não vê quem não quer”, disse.

Ana ressalta que ficou um sentimento de tristeza e indignação após a desistência da equipe apucaranense no ano que disputariam a primeira divisão do Paranaense. “Quando tudo aconteceu, não pedimos coisas absurdas para que o projeto tivesse continuidade. O que a cidade queria era um time na Série Ouro e a gente alcançou esse objetivo, mas não foi válido porque somos mulheres. Eles queriam muito um time na Ouro, mas não era o feminino. Porque somos mulheres não tivemos a mesma visibilidade. Muitas vezes temos que nos esforçar duas ou três vezes mais, conciliar trabalho e coisas pessoais com os treinos para podermos obter os resultados, e mesmo assim conseguimos. É triste que a gente teve que abrir mão de um sonho construído há mais de 10 anos”, lamentou Ana.

O treinador da equipe, Adenilsom de Souza, também conhecido como Like, lamentou a forma que o time feminino acabou e disse que a foto serve como uma manifestação e uma oportunidade para as pessoas refletirem sobre a desigualdade entre homens e mulheres. “Para nós como sociedade, principalmente nós homens, é um momento de reflexão com relação à mulher. Referente a tudo o que passam, o preconceito. A desigualdade é de uma proporção muito grande. Eu achei que por parte do sistema público e privado a gente teria a possiblidade de apoio, mas não foi essa resposta que a sociedade nos deu”, comentou o técnico.

Como a atleta Ana Guedes, mais jogadoras anunciaram que vão abandonar as quadras. Outras devem defender diferentes equipes na modalidade. No ano passado, a AFFA foi campeã da Série Prata ao vencer o Rio Branco Sport Club por 4 a 2 no tempo normal e empatar sem gols na prorrogação, faturando o título inédito para o município.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Jogadoras do futsal 'tiram a camisa' em protesto contra falta de apoio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!