Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
IMPOSTO

IPTU de Apucarana sofre correção de 10,78%; entenda

Por enquanto, a Secretaria de Fazenda ainda não definiu prazos e formas de pagamento, o que deve ser discutido nos próximos meses

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

IPTU de Apucarana sofre correção de 10,78%; entenda
Autor Foto: Prefeitura

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) será atualizado em 10,78% para o próximo exercício fiscal em Apucarana. A correção, que corresponde à inflação do período, foi regulamentada pelo decreto 741/2020, publicado no último sábado (23).

O percentual é calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), entre outubro de 2020 e setembro de 2021. Por enquanto, a Secretaria de Fazenda ainda não definiu prazos e formas de pagamento, o que deve ser discutido nos próximos meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A secretária municipal da Fazenda, Sueli Pereira, explica que a Prefeitura de Apucarana optou por não fazer aumento no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o exercício de 2022. De acordo com a secretária será aplicada somente a correção monetária da inflação, tendo como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

“Por lei, todos municípios são obrigados a fazerem essa correção, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A gestão pública é constantemente fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), e o não cumprimento desta norma implica em crime de renúncia de receita”, pondera Sueli Pereira.

Conforme enfatiza a secretária da fazenda, os recursos oriundos do IPTU têm sido utilizados em obras e programas importantes. “Isso inclui diversos serviços públicos e programas sociais e muitas obras de mobilidade urbana. A arrecadação proveniente do IPTU também é direcionada para outros setores como o meio ambiente, saúde e a educação, com total transparência na aplicação dos recursos”, conclui Sueli Pereira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline