Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
MENOS MULTAS

Infrações de trânsito têm queda de 22% em Apucarana; assista

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Infrações de trânsito têm queda de 22% em Apucarana; assista
Autor Foto: TNOnline

De janeiro a agosto, 8.576 autuações de trânsito foram lavradas em Apucarana. O número é 22,5% menor que no mesmo período do ano passado, quando foram 11.080. Em números absolutos, foram 2,8 mil multas a menos. Os dados são de um levantamento feito pelo Detran e que contempla infrações penalizadas por órgãos nas esferas municipal, estadual e federal.

Assista:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Para o superintendente do Instituto de Desenvolvimento Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) Carlos Mendes, a redução está relacionada a pandemia e o menor fluxo de veículos nas ruas da cidade. “A pandemia causou uma diminuição na atividade econômica em todo o mundo e em Apucarana não foi diferente e quando você tem o fechamento do comércio e a restrição de algumas atividades por um determinado tempo, as pessoas ficam mais em casa, e isso diminui as infrações de trânsito”, disse Mendes.

A infração de trânsito mais comum em Apucarana é o desrespeito ao estacionamento rotativo, com 1.263 multas lavradas este ano. Mendes alerta que a rotatividade das vagas de estacionamento na cidade é fundamental para o desenvolvimento do comércio e depende do bom senso da população. “Apucarana é uma cidade polo, recebendo um fluxo muito grande de visitantes de todo o Vale do Ivaí que se utilizam do nosso comércio, serviços médicos, entre outros, chegando a uma população de até 300 mil pessoas com os visitantes. Precisamos de uma maior conscientização do cliente que utiliza as vagas de estacionamento para que haja realmente uma rotatividade, com a utilização das vagas num período máximo de duas horas, caso contrário, as multas serão aplicadas”, afirma o superintendente.

Seguidas do desrespeito ao rotativo, as multas por condução de veículo sem registro (1.187), falta de cinto de segurança (679), condução com uso de celular (492) e veículo sem licenciamento (409) são as infrações mais cometidas em Apucarana. O subcomandante do 10º Batalhão da Polícia Militar major Marcos José Fácio explica que, além de um menor fluxo de veículos nas ruas, a pandemia também reduziu as blitze de fiscalização policial, mesmo assim, a PM está fiscalizando e realizando abordagens de veículos sempre que necessário. “Nosso efetivo está nas ruas e sempre que percebemos algum ato de infração de trânsito, estamos abordando os veículos e fazendo as orientações necessárias aos condutores. Em alguns casos, como uso de telefone celular ao volante, abordagem não é realizada, e a notificação é feita através do registro da placa do veículo”, explica. O major esclarece que a PM realiza as fiscalizações utilizando o máximo possível de bom senso, já que o momento econômico é delicado e muitas pessoas estão passando por dificuldades financeiras, porém, é necessário que os condutores se submetam a legislação de trânsito que aprenderam ao tirar a carteira de habilitação. “Nossa orientação aos motoristas é que eles se sujeitem às leis de trânsito e cumpram tudo aquilo que aprenderam enquanto estavam sendo habilitados”, finaliza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline