Imunização contra VSR já começou em Apucarana; saiba onde vacinar
Equipes da Autarquia de Saúde estão fazendo buscas ativas para identificar quem pode vacinar
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em bebês, já se iniciou em Apucarana (PR), de acordo com o secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula. A imunização acontece em todas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, das 7h às 17h.
-LEIA MAIS: Vacina contra VSR começa a ser distribuída em Apucarana e região
O secretário informou que Apucarana recebeu 386 doses do imunizante e as equipes da Autarquia de Saúde estão fazendo buscas ativas para identificar quem pode vacinar. Ele também enfatizou a gravidade das doenças causadas pelo VSR e o impacto esperado da campanha na rede de saúde.
"Esse vírus é o principal responsável pela bronquiolite e por pneumonias que lotam nossas UTIs pediátricas todos os anos. A nossa estratégia aqui é vacinar quem gera a vida para proteger quem acaba de nascer", afirmou o secretário.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Ele explicou o motivo de a vacina ser aplicada na reta final da gestação, a partir da 28ª semana: "Por que a partir de 28 semanas? Porque, ao vacinar a mãe nesta reta final da gestação, ela produz anticorpos que passam pela placenta para o bebê. Isso funciona como um 'escudo' que a mãe entrega ao filho, garantindo que ele já nasça protegido e permaneça seguro nos primeiros seis meses de vida, que é a fase mais crítica."
Guilherme de Paula destacou ainda os benefícios comprovados da vacinação. "Os resultados dessa ação serão transformadores. Estudos mostram que essa vacina pode reduzir em mais de 80% os casos graves da doença nos primeiros meses do bebê. Isso significa menos sofrimento para as famílias e um alívio imenso para a nossa rede hospitalar."
O secretário fez um apelo às gestantes: "Então, se você é gestante e já completou 28 semanas, procure sua Unidade de Saúde. Leve seu cartão de pré-natal. É uma dose única, segura e que vale por uma vida protegida".
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline