Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
SOLIDARIEDADE

IML de Apucarana pede doações para o projeto "Cantinho das Crianças"

Espaço fica no próprio instituto e atende a crianças vítimas de abuso sexual; instituto pede roupas e brinquedos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Uma campanha de arrecadação de brinquedos e roupas é realizada pelo Instituto Médico Legal (IML) de Apucarana em prol do "Cantinho das Crianças", que fica na instituição. O espaço atende crianças vítimas de abuso sexual. Conforme Áureo Francisco Silva Filho, coordenador do instituto, a arrecadação precisa ser permanente. Os itens arrecadados são disponibilizados para as crianças vítimas de violência. O IML atende 16 municípios, além de Arapongas, Sabáudia e Mandaguari. (Veja a entrevista completa no final da matéria).

-LEIA MAIS: Grupo faz vigília para observar luz ‘misteriosa’ no céu de Apucarana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O "Cantinho das Crianças" começou a ser construído em 2013 em parceria com a delegacia de polícia e o juizado de Apucarana. A construção foi feita por presos e a obra terminou em 2014, sendo realizada inteiramente com materiais doados. O local tornou-se referência, sendo o primeiro do Paraná a ser criado. Hoje, outros IMLs também criaram seus espaços específicos para crianças.

"No começo de 2014, fundamos o Cantinho das Crianças e iniciamos o tratamento das crianças vítimas de violência sexual. Na época, eu e os funcionários fizemos uma reunião e decidimos sobre essa questão, pois não tínhamos um lugar para deixar essas crianças. Muitas vezes, a criança vítima de violência sexual estava fazendo os exames e chegavam os presos violentadores sexuais para fazer o exame, o que causava constrangimento até para os periciados, que eram as crianças", explicou Áureo.

Conforme o coordenador do IML, muitas vezes as crianças atendidas não têm sequer peças íntimas, roupas ou sapatos, então o instituto doa as roupas arrecadadas. Ainda segundo ele, o ano passado o fluxo de atendimentos no IML foi muito grande, o que causou uma defasagem de roupas e brinquedos. "Ano passado tivemos um fluxo muito grande de atendimento. A gente achava que diminuiria com o passar do tempo, mas só aumenta, e tivemos uma defasagem muito grande de roupas, brinquedos e livros para doar", disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O coordenador contou que todos os casos de violência sexual atendidos por eles são importantes e muito delicados, já que envolvem a família. "Existem várias histórias. Os casos de crianças vítimas de violência sexual são muito especiais e delicados de lidar. Quando se trata de vítimas de violência sexual, envolve a família, e nós também temos família, filhos. Então, pensamos em casa, se não queremos isso para nós, não queremos para os outros", observou.

Para Áureo, o "Cantinho das Crianças" faz a diferença para elas em um momento difícil e ajuda a minimizar o que estão passando. E ele não tem dúvidas de que o espaço marca a vida delas de um modo positivo. "O Dr. Gustavo (Gustavo Marcel Fernandes Marinho), promotor de Apucarana, comentou que, em uma audiência, a menina lembrou do brinquedo que ganhou aqui e, no meio da audiência, ela disse que queria agradecer ao IML. Então, o Cantinho é um alento, é um pingo de água em um oceano, mas é o mínimo que a gente pode fazer", afirma, emocionado.

Assista:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

TnOnline TV

Serviço:

O Instituto Médico Legal fica localizado na Rua Prof. Erasto Gaertner, 786 - Centro, Apucarana

Telefone (43) 3423-0087

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por Lis Kato.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline