O Hospital Torão Tokuda (Hospital da Acea), em Apucarana, iniciou nesta segunda-feira (7) a realização de cirurgias eletivas pelo programa Opera Paraná. A expectativa é de que sejam realizadas entre 400 e 450 cirurgias por mês, com a possibilidade de expansão para até 700 procedimentos mensais. O primeiro dia já contou com 26 cirurgias nas especialidades de otorrinolaringologia.
- LEIA MAIS: Programa Parceiro da Escola tem mais de 86% de aprovação dos pais
A retomada dos atendimentos foi acompanhada por autoridades, incluindo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que destacou a importância da estrutura e da parceria com a prefeitura. “Hoje temos pacientes sendo operados com segurança, em um hospital com qualidade. Essa estrutura vem para complementar a missão do Hospital da Providência, que já atende em média 900 cirurgias mensais, em sua maioria de urgência. Agora, com o Torão Tokuda, conseguimos avançar nas cirurgias eletivas, que ficaram represadas durante a pandemia”, afirmou.
Beto Preto também pontuou que o Estado está promovendo uma reorganização do sistema de saúde, com investimentos em estruturas hospitalares e ampliação do atendimento em todo o Paraná. “Estamos comprando serviços onde for possível. A fila está sendo organizada e os pacientes passarão por todo o processo ambulatorial, exames pré-operatórios e pós-operatório dentro da mesma estrutura. Isso é dignidade e respeito ao cidadão”, disse.
O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota (União Brasil), reforçou o empenho da gestão municipal para viabilizar o início das cirurgias. “Quando assumimos, sabíamos dos entraves que precisavam ser vencidos. Determinamos que fosse feito tudo o que estivesse ao alcance do município para colocar o hospital em funcionamento. Esse é um trabalho feito a muitas mãos. Hoje, a população de Apucarana e da região pode passar pela consulta, fazer exames, a cirurgia e o retorno no mesmo lugar”, destacou.
Rodolfo também comemorou os avanços na informatização da fila de espera por cirurgias. “Antes eram guias de papel empilhadas em caixas. Hoje, com a atuação da nossa equipe da saúde e da atenção primária, temos uma fila qualificada, que nos permite dimensionar o esforço necessário para atender a demanda. É um novo momento para a saúde pública da cidade”, completou.
Gerente administrativo do hospital, Diego Domingues Oliveira disse que o Instituto Santa Clara, responsável pela gestão da unidade, está pronto para ampliar a oferta de serviços à população. “É um orgulho participar desse projeto. Estamos iniciando com cerca de 450 cirurgias por mês, mas com estrutura para crescer. Só nesta semana, já vamos realizar 60 cirurgias de catarata. Tudo 100% SUS, com vagas reguladas pela Secretaria Municipal e pela Autarquia de Saúde”, explicou.
Diego destacou ainda o papel da equipe na transformação do hospital. “Desde o início, nossos profissionais acreditaram nesse projeto. Hoje temos 60 colaboradores, mas devemos chegar a 150 com o hospital em plena capacidade. Nosso corpo clínico conta com cerca de 18 médicos que atuarão nos procedimentos”, afirmou.
Além do reforço no atendimento cirúrgico, o secretário Beto Preto adiantou que novos investimentos estão em estudo para Apucarana, como obras, veículos e a implantação de um novo pronto atendimento municipal. “Vamos continuar trabalhando com planejamento e união, sempre com foco em quem mais precisa: a população”, finalizou.
Vídeo:
TNOnline TV
Deixe seu comentário sobre: "Hospital Torão Tokuda inicia cirurgias eletivas em Apucarana; veja"