Em um mês de funcionamento, o Hospital Torao Tokuda, também conhecido como “hospital da Acea”, de Apucarana (PR), realizou 518 cirurgias. Elas aconteceram por meio do Programa Opera Paraná, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Desde o início da construção do prédio em área da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), foram 17 anos de espera pelo efetivo funcionamento do hospital. O secretário de estado da saúde, o médico Beto Preto, que acompanhou pessoalmente, no início de julho, as primeiras cirurgias no Torao Tokuda, se manifesta satisfeito com o atendimento integral do hospital, que vem realizando centenas de cirurgias em diversas especialidades.
LEIA MAIS: Veja como ficou a mão do agressor após dar 61 socos na cara de mulher
“O hospital está funcionando seis dias por semana, com quatro centros cirúrgicos, e uma renomada equipe de médicos, atendendo pacientes de Apucarana, Arapongas e de todo o Vale do Ivaí, com atendimento 100% SUS e sem ônus para os municípios. ”, comemora o secretário Beto Preto.
Conforme ressalta o diretor da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Lucas Leugi, pacientes que esperavam há dois, três ou até quatro anos nas filas por cirurgias, agora estão sendo atendidos, gradativamente, reduzindo a fila de espera por cirurgias eletivas (não emergenciais).
Com um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões em reformas e adequações no prédio – com área construída de 5 mil quadrados -, além de equipamentos e mobiliário, o Instituto Santa Clara, assumiu a gestão do hospital. “A partir de agora, o hospital poderá realizar até 700 cirurgias ao mês”, anuncia o diretor administrativo do Hospital Torao Tokuda, Diego Domingues.
O secretário de saúde Beto Preto agradece a diretoria da Acea, que representa a colônia nipônica de Apucarana, pelo acordo celebrado, viabilizando o funcionamento do hospital. Ele cita ainda o importante apoio do advogado Luis Carlos Leitão e do médico Hélio Kissina na intermediação do acordo firmado com a Associação.
Deixe seu comentário sobre: "Hospital Torao Tokuda completa um mês de funcionamento"