Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
APUCARANA

Hospital da Acea deve ganhar UTI com 10 leitos a partir de 2026

Balanço divulgado nesta sexta-feira aponta que unidade fez quase 4 mil cirurgias eletivas entre julho e novembro; saiba mais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Hospital da Acea deve ganhar UTI com 10 leitos a partir de 2026
Autor Hospital Torao Tokuda deve concluir 2025 com aproximadamente 4.500 cirurgias - Foto: - Divulgação

O Hospital Torao Tokuda, instalado em área da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), sob a gestão do Instituto Santa Clara, está concluindo 2025 com quase 4 mil cirurgias eletivas (não emergenciais) realizadas, a partir do mês de julho. Já as consultas e reconsultas médicas especializadas atingiram a marca de 12.622, em doze meses. Para 2026, o hospital deve ganhar uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 10 leitos.

-LEIA MAIS: Trabalhador fica ferido após cair de altura de 5 metros em Apucarana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

No mesmo período foram liberados 51.528 exames laboratoriais, tomografias, ressonâncias e outros procedimentos. Vale ressaltar que, do total de 3.914 cirurgias já realizadas, 1.279 cirurgias atenderam pacientes de Apucarana. E de acordo com estimativas do Instituto Santa Clara, somando as cirurgias agendadas para dezembro, o Hospital Torao Tokuda deve concluir 2025 com aproximadamente 4.500 cirurgias.

O secretário de estado da saúde, Beto Preto, destaca que o Hospital Torao Tokuda, está vinculado ao Programa Opera Paraná. “O funcionamento do hospital em Apucarana, com custeio do Estado e total apoio do do governador Carlos Massa Ratinho Junior, atende pacientes da macrorregião de Apucarana – 100% SUS - reduzindo as filas das cirurgias eletivas em diversas especialidades e sem custo para os municípios”, enfatiza Beto Preto.

“Trata-se de uma conquista histórica para Apucarana e região, viabilizada mediante contrato firmado entre o Governo do Estado, via Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com o Instituto Santa Clara, que também celebrou acordo financeiro com a diretoria da Acea para ocupar, reformar e adequar o prédio do antigo Hospital do Coração”, enaltece o diretor da 16ª RS, Paulo Vital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O investimento do Instituto Santa Clara atinge até agora cerca de R$ 22 milhões, com a reforma total e readequação do prédio, além de compra de mobiliário e equipamentos hospitalares. Desde o início da construção do prédio, em área da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) – denominado Hospital do Coração -, foram cerca de 17 anos de espera pelo funcionamento efetivo deste hospital, agora focado em cirurgias eletivas em diversas especialidades médicas.

Em julho deste ano, o hospital da Acea deu início às cirurgias pelo Programa Opera Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com supervisão da 16ª Regional de Saúde de Apucarana. A oferta de consultas pré-operatórias e exames laboratoriais e de imagens teve início em setembro de 2024, com um sistema de atendimento ambulatorial. A estratégia era preparar e agendar as cirurgias, organizando as filas em cada uma das especialidades médicas.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

							Hospital da Acea deve ganhar UTI com 10 leitos a partir de 2026
AutorHospital Torao Tokuda - Foto: - Divulgação

Dispondo de um amplo centro cirúrgico - com cinco salas de cirurgias -, o Torao Tokuda continua ampliando sua capacidade de atendimento. Hoje, o hospital mantém 62 leitos de internamento, 18 médicos de diversas especialidades e 84 funcionários. “Para o início de 2026, está previsto a compra e instalação de um tomógrafo e de um raio X, além da entrega de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 10 leitos”, informa o diretor-presidente do Instituto Santa Clara, Felipe Próspero Belo, citando que tudo depende de aprovação da Vigilância Sanitária.

Conforme avalia o dirigente do instituto, pacientes que esperavam por cirurgias há muitos anos nas filas, passaram a ser atendidos, gradativamente, com uma média de até 800 cirurgias/mês, contemplando pacientes de Apucarana, Arapongas e várias cidades do Vale do Ivaí, além de outras regiões mais próximas, de acordo com a demanda.

“Ao concluir ao 2025 com resultados muito positivos para a saúde pública em Apucarana e região, faço questão de agradecer a colônia japonesa de Apucarana, representada pela diretoria da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana, por aprovar o acordo e viabilizar a implantação do novo hospital”, assinala Beto Preto, acrescentando que o hospital da Acea garante uma importante estrutura para atender a demanda de cirurgias eletivas de Apucarana e região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As especialidades médicas ofertadas pelo Hospital Torao Tokuda são ortopedia (joelho, mão, ombro, pé e quadril), oftalmologia, vascular, ginecologia, cirurgia geral, cirurgia urológica, otorrinolaringologia.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline