Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Apucarana

publicidade
LEVANTAMENTO

Homicídios dolosos reduzem 19% na região no 1º semestre

Foram 13 assassinatos registrados na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana neste ano, contra 16 no ano passado

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Homicídios dolosos reduzem 19% na região no 1º semestre
AutorO índice segue a mesma tendência do Estado que registrou queda de 28,5% neste tipo de crime - Foto: Arquivo TN

O número de homicídios dolosos - aqueles cometidos com a intenção de matar - apresentou queda na região. No primeiro semestre deste ano foram 13 assassinatos registrados na área da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana que abrange 26 municípios, uma redução de 19% em comparação ao mesmo período do ano passado quando 16 pessoas foram vítimas desse tipo de crime. O índice segue a mesma tendência do Estado que registrou queda de 28,5% neste tipo de crime.

?? LEIA MAIS: Homem quebra celular de companheira por causa de vídeo no TikTok

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Segundo a Polícia Civil, subdivisão atingiu índice de elucidação de 85% dos homicídios dolosos registrados neste ano, sendo que apenas dois crimes não foram esclarecidos, ambos ocorridos em Apucarana. O município soma um total de 5 assassinatos registrados no primeiro semestre deste ano, uma queda de 61,5% em comparação com o ano passado, quando 13 pessoas perderam a vida por causa deste tipo de crime.

Ainda estão sob investigação os assassinatos do dono de conveniência Alexsandro Lessi, de 35 anos, ocorrido em abril no Jardim Ponta Grossa e de Claudenir Palazin Rocha, de 47 anos, ocorrido no Parque Bela Vista, em maio, ambos mortos a tiros.

Foram elucidados os homicídios de Diogo Belai Ferreira, 22 anos, assassinado pela ex-esposa em janeiro, no Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti; Luiz Antônio Linear, 58 anos, morto em janeiro por um colega de trabalho no Parque da Raposa; e Anderson José de Góes Alves Bueno, de 44 anos, morto a facadas por três homens em um pensionato e desovado em um terreno baldio na Rua Oswaldo Cruz, no centro da cidade, em maio.

publicidade

“A grande maioria dos homicídios registrados na área da 17ª SDP foram elucidados e a responsabilização dos autores de crimes violentos é um dos fatores que colaboraram com a queda. A prisão dos autores ajuda a reduzir significativamente os números”, destaca o delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP), Marcus Felipe da Rocha Rodrigues.

Segundo Rodrigues, o trabalho realizado pelas forças de segurança foi fundamental para a redução dos homicídios na região. Segundo ele, 80% dos homicídios do ano passado estavam relacionados à disputa por pontos de tráfico de drogas e as operações realizadas pela polícia, que resultaram na prisão de líderes, influenciaram significativamente na queda dos números neste ano. O delegado-chefe destacou ainda o reforço em segurança pública através da atuação da Polícia Militar (PM) com policiamento ostensivo que contribuiu para essa redução.

PARANÁ ALCANÇA MENOR ÍNDICE DE HOMICÍDIOS DA SÉRIE HISTÓRICA

publicidade

O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que englobam diferentes formas de mortes intencionais caiu 28,5% em relação ao 1º semestre de 2024, passando de 940 para 672 registros, no Paraná. É o menor índice de homicídios da série histórica. Os dados foram divulgados anteontem pela Secretaria da Segurança Pública, com base em informações do Centro de Análise, Planejamento e Estatística da Secretaria da Segurança Pública (Cape/Sesp).

Dentro desse grupo, os homicídios dolosos tiveram retração de 29%, passando de 889 para 631 vítimas.

??Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

publicidade

“Todo investimento que o governador Ratinho Junior tem feito no reaparelhamento das polícias, com inteligência, com tecnologia, com reestruturação e contratação de efetivo para todas as polícias, tem dado muito certo. Isso tem se refletido em uma maior integração entre as forças policiais e resultado em maior eficiência na proteção de vidas e no combate ao crime”, afirmou o secretário da Segurança Pública,Hudson Teixeira.

Os casos de lesão corporal com resultado morte apresentaram uma das maiores quedas do semestre: 42,4%, passando de 33 para 19 vítimas. Os feminicídios também caíram, uma redução de 2%, de 49 para 48 casos.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Apucarana

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline