Hemonúcleo abre neste sábado para reforçar estoques para o fim de ano
Atendimento ocorre das 8h às 11h para atender quem não pode doar durante a semana
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O Hemonúcleo de Apucarana terá funcionamento especial neste sábado (6), com atendimento para coleta de sangue das 8h às 11h. A mobilização visa estabilizar os estoques para o período de Natal e Ano Novo, época crítica em que o número de doadores diminui devido às viagens, enquanto a demanda hospitalar costuma crescer.
-LEIA MAIS: Prefeitura do PR viraliza com iluminação de Natal em prédio histórico
O prefeito Rodolfo Mota (União Brasil) reforçou o convite à população para que doe sangue, destacando o impacto do gesto. “Cada bolsa coletada pode salvar até quatro vidas. Nesta época do ano, muitas pessoas viajam, o que reduz o número de doadores, enquanto a probabilidade de acidentes nas estradas cresce. Pedimos que todos programem sua doação, transformando o espírito natalino em um ato concreto de solidariedade”, afirmou.
Juliana Gab Petchak, chefe do Hemonúcleo de Apucarana, explicou que a abertura aos sábados acontece uma vez por mês. “Sempre abrimos no segundo sábado de cada mês, justamente atendendo a um pedido da população que não consegue comparecer durante a semana”, explicou. Ela reforça que a presença do médico é obrigatória para o funcionamento e, por isso, as datas de abertura aos sábados seguem um cronograma prévio.
Juliana afirma que os estoques exigem reposição constante e que o trabalho é diário, quase de “formiguinha”. No fim do ano, essa reposição se torna ainda mais desafiadora, porque o número de doadores cai. “Em datas comemorativas, como Natal, Ano Novo, período de férias e Carnaval, a necessidade aumenta. Por isso, pedimos que as pessoas doem antes de viajar ou participar das festas de final de ano. Assim, estarão ajudando a manter o estoque equilibrado”, solicitou.
A chefe do Hemonúcleo detalha como será o funcionamento do atendimento neste sábado. “Ao chegar o doador preenche um cadastro, passa pela triagem e responde a um questionário. Na sequência, ele é encaminhado para a coleta de sangue, que leva em média sete minutos e, ao término, recebe um lanche”, detalhou.
QUEM PODE DOAR – ORIENTAÇÕES ESSENCIAIS
- Requisitos básicos:
- – Idade entre 16 e 69 anos (menores acompanhados do responsável legal)
- – Peso mínimo de 51 kg
- – Estar em boas condições de saúde
- No dia da doação:
- – Levar documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte, carteira profissional ou de trabalho)
- – Estar descansado e alimentado
- – Evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores
- Coleta neste sábado: 8h às 11 horas
- Local: Hemonúcleo de Apucarana – Av. Corifeu de Azevedo Marques, 501
- Informações: (43) 3420-4213
Últimas em Apucarana
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline